Flamengo quer ‘aprender ganhando’ e evita oba-oba antes da Libertadores

Brasileiro Championship - Flamengo v Gremio
Brasileiro Championship – Flamengo v Gremio Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS
Marcello Neves

O Flamengo vive o seu melhor momento desde que Jorge Jesus assumiu a equipe. Classificado às quartas de final da Libertadores, na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, Bruno Henrique convocado para a seleção… Tudo caminha bem, mas o sinal de alerta segue ligado para evitar um possível “oba-oba” antes da partida decisiva contra o Internacional, na próxima quarta-feira.

O desejo parte do técnico português e é claro: quer manter o seu elenco concentrado para a abertura das quartas de final. Mesmo com os resultados positivos vindo em sequência e o desempenho da equipe estar melhorando gradativamente, a ideia é “aprender ganhando” e manter os pés no chão.

— Dia a dia, jogo a jogo, vamos criando mais conhecimento do que quero para a equipe, eu conheço mais os jogadores. Ainda temos quebra de concentração durante os 90 minutos. Muita gente eufórica esqueceu que o jogo não tinha acabado. São prognósticos que vamos aprendendo no dia a dia — contou o português após a partida contra o Vasco.

E a preparação para a Libertadores foi iniciada no dia seguinte à vitória no clássico. No domingo, os jogadores que não enfrentaram o Vasco participaram de um coletivo com a base rubro-negra. Nesta segunda e na próxima terça-feira, treinos fechados e segredoS por parte de Jorge Jesus, que se misturam com os do técnico Odair Hellmann, que também tem fechado as atividades no Internacional.

A certeza é que se o Flamengo esteve completamente remendado nas oitavas de final, a ideia é ter praticamente todo o elenco disponível para as quartas. A corrida contra o tempo é para ter Rodrigo Caio, que se recupera lesão muscular na coxa esquerda, pronto para ser titular. Já Lincoln, também com problemas musculares, deve ser relacionado, mas iniciará no banco.

Quem volta a equipe é o lateral-direito Rafinha, que não atuou contra o Vasco por estar suspenso. Já Bruno Henrique, que torceu o tornozelo esquerdo na vitória em Brasília, não preocupa para o jogo de quarta-feira. A preocupação fica com o atacante Gabigol, que não participou do treinamento no Ninho do Urubu por conta de um incômodo muscular.

Trio em alta

De Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Separados, dão medo em qualquer adversário. Juntos, são sinônimo de gol para o Flamengo. O trio artilheiro já balançou as redes 50 vezes nesta temporada, mas carrega um número ainda mais impressionante quando o foco é o Campeonato Brasileiro: quando escalados juntos, somam média de três gols por partida — são 15 gols em cinco jogos.

Nas 15 rodadas até aqui, o trio atuou junto nas vitórias por 3 a 1 contra o Cruzeiro e por 6 a 1 diante do Goiás, ambos no Maracanã, e no 4 a 1 contra o Vasco, em Brasília. Porém, também amargaram derrotas por 2 a 1 contra o Atlético-MG, no Independência, e pelo mesmo placar contra o Internacional — adversário na próxima quarta-feira, pela Libertadores —, no Beira Rio.

Os impressionantes números também chamam atenção quando comparados com os ataques de outras equipes da primeira divisão. Somando a temporada completa, Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta (50) somam mais gols que o Vasco (48), o Goiás (48), o Fortaleza (47), o Botafogo (45), o São Paulo (36) e o CSA (33).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *