Funcionários denunciam baratas na UTI de Hospital

Servidores indicam, ainda, falta de estrutura e de equipamentos

barata hospital
Registro de barata na UTI do Hospital Otávio Freitas
Funcionários do Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, registraram uma situação de descaso na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de adultos. Os servidores apontaram problemas como a presença de insetos no espaço, como mosquitos e até baratas, e a falta de equipamentos necessários para o atendimento correto de paciente graves, como capote (roupa utilizada por cima da roupa dos funcionários, para evitar contaminação) ou fraldas.
A denúncia incluiu, ainda, problemas estruturais e questões salariais. De acordo com os funcionários, eles estavam ser receber há cerca de quatro meses. Os servidores ainda afirmaram que o ar-condicionado da unidade estaria quebrado há uma semana e que pacientes graves eram expostos por causa das janelas abertas.
Ao ser contactada, a Secretaria de Saúde de Pernambuco, responsável pelo hospital, negou que haja falta de material na unidade e afirmou que a limpeza é realizada diariamente. O órgão falou ainda que a dedetização do espaço é realizada rotineiramente e que o ar-condicionado já foi consertado e deve voltar a funcionar normalmente a partir desta quinta-feira.
Ainda de acordo com a secretaria, o pagamento dos servidores está em dia, com exceção de funcionário que recebem como pessoa física, que faltam receber o repasse do mês de março.
Confira a nota na íntegra:
“A direção do Hospital Otávio de Freitas esclarece que todas as medidas já foram tomadas para consertar um dos dois aparelhos de ar-condicionado da UTI da unidade. A expectativa é que o equipamento já volte a funcionar na manhã desta quinta-feira (27/05).
 
A direção informa ainda que não há falta de insumos na unidade e que a limpeza de todo o Hospital é feita diariamente por uma equipe especializada. Além disso, rotineiramente, é realizada a dedetização do serviço.
 
Por fim, a Secretaria Estadual de Saúde esclarece que o salário dos servidores da unidade está em dia. No entanto, alguns prestadores de serviço, que recebem como pessoa física, não receberam o repasse do mês de março, que deveria ter sido pago no início de maio. Esse atraso foi motivado pela mudança na metodologia de análise e repasse desses pagamentos. A expectativa é que o repasse seja feito ainda esta semana.”
Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *