Governo de Curaçá inaugura novo prédio da Escola da Agrovila 7

Nessa sexta-feira (29), O Governo Municipal de Curaçá inaugurou o novo prédio da Escola da Agrovila 7, Perímetro Irrigado de Pedra Branca (PIPB). O Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão; a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SECD), Valdelina Aquino; e a Diretora da Escola Municipal Maria das Dores Silva, da Agrovila 7, Ana Lúcia Silva Ferreira promoveram a solenidade de inauguração que aconteceu na frente no novo prédio, que, a pedidos dos munícipes agrovilanos, recebeu o nome de Silvestre Benedito da Silva, agricultor e folclorista local. O Evento também contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre comunitários locais, funcionários públicos e autoridades, a exemplo dos vereadores, Beto Araújo e Rejane Sângela. A condução da Solenidade foi feita por Lucielda Rosa, da SECD.

 curaca2

Às 20, Lucielda anunciou os componentes que formaram a mesa de cerimonial. Após, todos os presentes entoaram o Hino Nacional. Em seguida, o Prefeito sancionou a Lei nº 701/2016 que denomina o prédio novo; e cada um dos membros da mesa fizeram uso da palavra. A Lei é de autoria do Vereador Beto Araújo (11 de abril). Joice Alves, neta de Silvestre, fez uma homenagem ao homem que dá nome ao novo prédio. “Silvestre era conhecido como doutorzin. Nasceu em 1921, filho de Marta Maria a e Jorge Benedito. Era humilde e popular na Comunidade; muito conhecido por fazer caridade às pessoas e também era rezador e mantinha as tradições do reisado”, disse. “Exatamente há dois anos estive aqui para conhecer a Escola. Era apertado e tinha muitas limitações. Estou feliz de participar desse momento em que estamos fazendo uma nova história para todos. A educação é a coisa mais importante que deixamos para nossos filhos. Os alunos e alunos são a razão de tudo aqui hoje”, pontuou a Valdelina a qual evidenciou que, mesmo diante da crise pela qual passa nosso País, os investimentos em educação só crescem no Município. Ela também agradeceu o empenho de todos que possibilitaram essa realização, em especial ao Prefeito que abraçou a causa. A Vereadora Rejane Sângela parabenizou o Gestor Municipal pela iniciativa e creditou grande valor pela obra devido sua importância para o PIPB. E valorou a escolha do nome de Silvestre para o Prédio, o que também foi ressaltado pelo Vereador Beto, o qual fez, também, breve histórico de Silvestre e homenageou a família dele e as lideranças locais, como o ambientalista Waldemar da Ilha Redonda. O Secretário de Desenvolvimento Rural, César Mendonça também fez menção a Silvestre e parabenizou o Prefeito e a Secretária de Educação. “Sem educação, nada vai à frente. Meu maior prazer é ver nossa equipe de educação e do Governo trabalhando muito e recebendo elogios por isso. Temos que continuar fazendo esse trabalho para nosso povo, especialmente para as crianças que tem que ter o prazer de virem pra escola, assim como os professores”, explanou Carlinhos Brandão, que também evidenciou o trabalho afirmativo do Governador Rui Costa na área de educação do Estado e ainda pontuou os serviços que vem sendo feitos nas Agrovilas como um posto de saúde a ser inaugurado e obras de infraestrutura de ruas e estradas com da BA 210 e vicinais do PIPB. Wilma Maia, Representante Distrital das Agrovilas revelou que a obra é uma conquista que tem mais de 10 anos que as mães e pais de estudantes pediam e que só agora se concretizou; ela também parabenizou o Prefeito e a Secretária, como também fez Ana Lúcia. “Nosso sentimento é de alegria de estarmos juntos e recebermos essa escola toda equipada e confortável. Isso vai influir na prática pedagógica da nossa escola”, resumiu a Diretora que ratificou o trabalho positivo de sua equipe.

Após as colocações da mesa, o Pajé Emílio Barbosa e a vice-Cacique Lilian Gomes, da tribo Tumabalalá mata agradeceram pela Obra. Então começaram as apresentações. As estudantes do 5º ano da Escola, Juçara, Iara e Lilian, recitaram versos em agradecimento ao Governo Municipal e aos profissionais em educação pelo novo espaço escolar. O grupo de capoeira Araúna, dos jovens da Agrovila 15 (Abaré-BA), fizeram uma emocionante apresentação, assim como também fez o grupo Galeota das Artes, com músicas e brincadeiras de criança. Depois, simbolicamente foi cortada a fita de entrada do Prédio, com presença de Francisco da Silva, filho de Silvestre, o qual também acompanhou o Prefeito, a Secretária de Educação e demais autoridades no descerramento da placa de inauguração. Por fim, foram ofertados, aos presentes, salgados e refrigerante.

O novo prédio recebeu as cores do Município: verde, amarelo e branco. Além da construção e instalações, foram comprados diversos equipamentos como: carteiras escolares, eletrodomésticos e móveis. O Evento, que faz parte de uma série de inaugurações a serem realizadas pelo Governo logo mais, terminou por volta das 21h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *