Guarda Municipal intensifica ações de segurança e fortalece atuação social em Juazeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro tem um papel fundamental dentro da estrutura da segurança pública e também desenvolve um papel de transformação social importantíssimo na cidade. Ao longo da atual gestão, a GCM vem se fortalecendo e ganhando o reconhecimento da população.

No dia a dia de trabalho, durante rondas pela cidade, as equipes da GCM se deparam com pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de fazer o encaminhamento a outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, sempre acontece mobilizações de agentes para a arrecadação de alimentos, material de higiene e limpeza e fraldas geriátricas, por exemplo. A GCM também costuma fazer doações para instituições filantrópicas da cidade, auxiliando essas instituições de forma imediata.

Para o inspetor-chefe da GCM, Gilson Santos, o papel social é essencial e vem atrelado ao dever de proteger. “Nosso papel sempre irá além do trabalho de agentes da segurança pública, pois entendemos que também é o nosso dever ajudar no que for possível para melhorar a vida dos mais carentes e de toda população. Em outras palavras, nossa atribuição com a sociedade é, também, promover o bem-estar das pessoas, ultrapassando a garantia da segurança”, destaca Santos.

O chefe operacional da GCM, Jailson Silva, reforça que as iniciativas sociais da corporação vão prosseguir. “Vimos a necessidade de realizar essas ações sociais para ajudar as pessoas que mais precisam. Com a ajuda dos nossos colegas de trabalho, pudemos contribuir para o bem-estar de muitas famílias em diversas comunidades, como na última semana, que fizemos doações de cestas básicas no Novo Encontro, Sol Levante, Sol Nascente, Malhada da Areia e Alto da Maravilha”, disse.

Proximidade com a comunidade

A Guarda Civil Municipal celebrou 20 anos com diversos investimentos da Prefeitura de Juazeiro, podendo ser citadas algumas ao longo da atual gestão, como a instalação do videomonitoramento e reforma da base da GCM; correção das gratificações dos agentes, igualando todas; criação do Grupamento Ostensivo Tático em Área Rural (Gotar); Patrulha Maria da Penha; recriação do Projeto Viva Luciana, com a ampliação do serviço; acordo de colaboração técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), aquisição de viaturas, entre outras tantas conquistas.

“A nossa Guarda Civil está trabalhando de forma mais próxima da comunidade, com a proteção da população, iniciativas sociais e trabalho humanizado, sendo reconhecida pela excelência na prestação dos serviços. Não temos medido esforços para ajudar e afirmo que, enquanto eu estiver prefeita desta cidade, a nossa GCM pode contar sempre comigo”, expressou a prefeita Suzana Ramos.

Além das operações de fiscalização de rotina e trabalhos realizados com as demais forças de segurança que atuam no município, a Guarda Municipal também está executando a Operação Paz das Comunidades, que leva segurança reforçada para bairros, conjuntos residenciais e comunidades de Juazeiro sempre aos finais de semana, cujo objetivo é garantir a segurança dos moradores.

A Guarda Civil de Juazeiro está vinculada à Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). Para o gestor da pasta, Tenório Filho, a corporação tem desempenhado seu papel com excelência. “A GCM de Juazeiro vem fazendo um trabalho de excelência na nossa cidade, nunca se viu a guarda rodando tanto os distritos e a sede como se vê hoje. A valorização dos GCMs na gestão da prefeita Suzana Ramos também é de excelência porque nós nos sentamos, conversamos e buscamos sempre chegar a um acordo. Eu só posso agradecer a todos esses profissionais e dizer que nós estamos juntos e mais conquistas virão”, afirmou.

Atendimento

O serviço de segurança da GCM funciona 24 horas por dia. Os agentes verificam as mais diversas denúncias que são recebidas através dos números 153 (Central de Atendimento) e (74) 3611-9880.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.