Hospital Universitário capacita profissionais da região para enfrentamento à Covid-19

O Hospital Universitário vem atuando de diversas maneiras no enfrentamento da pandemia. Além de oferecer atendimento aos casos críticos da doença, com a disponibilização de leitos de UTI, o hospital também vem oferecendo treinamentos para outras unidades de saúde pública da região.

A primeira capacitação aconteceu no mês de julho, quando uma equipe de fisioterapeutas do HU, sob a liderança do chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Fabrício Olinda, ministrou um curso prático sobre o uso de respiradores mecânicos para profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro-BA.

Neste mês de agosto, uma parceria entre a Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital e a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), instruiu mais de 150 profissionais da atenção básica sobre: Coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para o diagnóstico da Covid-19.  O curso, ministrado pela Chefa do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Dra. Carine Naue, foi oferecido via videoconferência e foi transmitido para 08 municípios do sertão de Pernambuco.

A mais recente capacitação aconteceu no último dia 03, quando fisioterapeutas da UPA de Petrolina-PE também foram treinados a respeito do manejo ventilatório em pacientes com Covid-19.

A chefe do Setor de Gestão do Ensino e fisioterapeuta, Thais Maia, apresentou a aula que abordou pontos como: assistência ventilatória em pacientes, manobra de recrutamento alveolar e titulação de pressão expiratória final positiva (PEEP) ideal, entre outros. “A capacitação permitiu a transmissão de conhecimentos e discussão de protocolos da assistência fisioterapêutica ao paciente com Covid-19. Contribuindo, assim, para a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente”, comentou.

A atualização da equipe da UPA se fez necessária, já que a unidade presta assistência semi-intensiva aos pacientes contaminados pelo coronavírus. Segundo a supervisora de fisioterapia, Aylla Nara Alencar, a parceria feita com o Hospital Universitário contribuiu com conhecimentos de forma significativa para o alinhamento de protocolos.

“Iniciativas de ensino e extensão são muito importantes para a capacitação de profissionais de saúde, possibilitando uma melhor assistência e cuidado dos pacientes da nossa região. Contam com todo apoio da gerência, uma vez que estão entre as principais missões da Rede Ebserh”, comentou o gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Marcos Duarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *