Humberto Costa critica governo Temer e chama Mendonça Filho de “mãos de tesoura”

humberto costa

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) foi o 31º senador a falar à presidente afastada Dilma Rousseff (PT) na fase final do processo de impeachment, nesta segunda-feira (29). O petista tinha cinco minutos para fazer questionamentos à aliada, mas usou o tempo para criticar o governo interino Michel Temer (PMDB) e defender que não houve crime de responsabilidade.

Humberto Costa acusou o governo de fazer cortes em programas sociais, usando o Minha Casa, Minha Vida como exemplo, e atacou principalmente reduções em ações do Ministério da Educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O petista chegou a afirmar que o ministro Mendonça Filho, também pernambucano e seu adversário histórico, já é chamado de “mãos de tesoura”.

Citando as metas fiscais para este ano – R$ 170,5 bilhões – e para 2017 – R$ 139,5 bilhões -, Humberto Costa atacou as medidas fiscais de Temer: “Estão gastando por conta. Irresponsabilidade fiscal é isso. Irresponsabilidade é o que esse governo está fazendo: acabar com as políticas públicas”, afirmou.

“Se a Ficha Limpa livrá-lo, vai querer ser candidato novamente em 2018”, previu o petista sobre Temer.

Em resposta a Humberto Costa, Dilma também defendeu que não cometeu crime de responsabilidade. “Isso é estelionato eleitoral no sentido mais completo da palavra. Não ter votos não transforma os sem votos em governantes legítimos”, disse a presidente afastada
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *