Jornal Nacional desmente Pazuello e exibe live em que ministro defende “tratamento precoce”

Ministro da Saúde afirmou nesta segunda-feira que nunca defendeu tratamento precoce mas, sim, “atendimento precoce”; telejornal da Globo confrontou com imagens e documentos

Em sua edição da noite desta segunda-feira (18), o Jornal Nacional, da Globo, desmentiu em rede nacional o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O telejornal destacou que, na parte da tarde, em coletiva de imprensa, Pazuello disse que nunca defendeu o chamado tratamento precoce contra a Covid-19. A mudança de discurso do ministro vem após os diretores colegiados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmarem que não existe tratamento precoce e nem medicamento contra a doença do coronavírus.

As imagens da diretoria colegiada da Anvisa refutando a tese do tratamento precoce também foram exibidas pelo telejornal que, na sequência, veiculou as imagens de Pazuello, na coletiva de hoje, dizendo que não defende a prática mas, sim, o “atendimento precoce”, e que nunca autorizou o Ministério da Saúde a fazer protocolo indicando medicamentos como a cloroquina.

Logo depois, então, o repórter Marcos Losekann rebate o ministro, lembrando que ele defendeu durante uma live em 7 de janeiro, ao lado de Bolsonaro, o tratamento precoce que agora ele diz não defender. Neste momento, então, foram exibidas as imagens em que Pazuello diz: “Não existe outra saída se não diagnosticarmos o mais rápido possível e iniciar o tratamento precoce o mais rápido possível”.

“Apesar das declarações de Pazuello de hoje, o Ministério da Saúde recomenda efetivamente o uso de medicamentos sem comprovação para o tratamento precoce da Covid”, reforçou o repórter, antes de serem exibidas imagens do documento da pasta encaminhado aos profissionais de saúde de Manaus (AM) em que são listados, como orientação, medicamentos, entre eles a cloroquina, para o tratamento precoce da Covid-19.

O fato do principal telejornal da Globo ter desmentido o ministro da Saúde chamou a atenção de internautas e repercutiu nas redes sociais.

Confira algumas reações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *