Juazeiro terá Videomonitoramento na segurança pública dentro de 90 dias

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Juazeiro apresentou ontem (24), no gabinete do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), o Projeto de Videomonitoramento aprovado junto ao Ministério da Justiça e apto a ser executado na segurança pública da cidade. Trata-se de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal, onde as forças de segurança pública e defesa social poderão interagir em suas funções, com auxílio de câmeras de vídeo e sistema de comunicação.

Serão instaladas no total 20 câmeras nas principais ruas do centro, atendendo a área do comércio, bancos e orla. A expectativa é que no prazo de 90 dias todo o sistema esteja implantado. De acordo com o prefeito Isaac, o projeto além de beneficiar Juazeiro de vários equipamentos públicos, a exemplo de parques urbanos, praças, pavimentação e viadutos, contemplará o município com novos empreendimentos públicos e privados, colocando definitivamente Juazeiro no Século 21.

“É mais uma ferramenta que vai contribuir com a segurança pública, desde quando estava na CDL discutíamos a necessidade de ter um sistema como esse e sem dúvida vamos nos empenhar para ampliar esse sistema e assim poder cobrir toda a cidade, além disso, daqui uns dias estaremos implantando a zona azul que já está em processo de licitação”, disse.

Para o Capitão Genesis, o projeto vai possibilitar uma ação dos serviços e ações preventivas para o sistema de segurança pública. “Isso é um sonho de 16 anos que também foi um compromisso da campanha do prefeito e hoje isso está sendo cumprindo porque a pedra fundamental está sendo lançada. Estamos felizes porque o uso da tecnologia vai contribuir para segurança pública”.

Já o ex-secretário de Defesa Social Dalmir Pedra, informou que Juazeiro será a primeira cidade do interior da Bahia a ter sistema de monitoramento. “Desde 2009 a gestão vem trabalhando por esse projeto e esta aí. Para nós que somos operadores de segurança será um grande apoio para o combate ao crime”. Por sua vez, o Tenente Coronel João Pedro falou de outras experiências de videomonitoramento.

“Estamos muitos satisfeitos com esse projeto, sem dúvida isso trará bons benefícios para a população, sem contar que já usamos os vídeos nos carnavais e isso foi muito importante para a nossa cidade”. Na ocasião o delegado regional da Policia Civil Fábio Candido, disse que Juazeiro entrará na era das cidades que são monitoradas.

“Os benefícios que esse tipo de ferramenta trás são imensos, ninguém que ser flagrado e esses vídeos irá trazer mais prevenção no que diz respeito à segurança pública”. Por sua vez, o representante da CDL Erivaldo Oliveira falou da satisfação em o comércio local fazer parte do projeto. “Estou muito feliz por representar o comércio de Juazeiro e desde o ano de 1996 fomos parceiro de começar essa luta, sabemos que isso trará mais segurança para a nossa cidade e quero lembrar que estaremos em um total apoio com o comércio e no que precisar iremos somar com vocês”, enfatizou Erivaldo.

Durante a assinatura o representante do Corpo de bombeiro Manoel Messias falou da importância dos bombeiros no projeto. “O corpo de bombeiro tem uma participação muito importante, pois temos muitas instalações elétricas e prédios no centro da cidade e se caso ocorra algum incêndio, esse vídeo nos ajudará. Esse será um trabalho preventivo e com certeza vai beneficiar toda a população e o nosso trabalho também”.

Na oportunidade, o Gerente do Banco Santander Elder Carvalho falou sobre os benefícios que o videomonitoramento trará para as áreas dos bancos. “Para a população é gratificante, todos vão se sentir seguro, principalmente as pessoas que vão aos bancos. É muito importante para toda comunidade, já que inúmeras vezes sentíamos insegurosdevido à violência, sequestro relâmpago e todos os tipos de instabilidade que um funcionário tem ao chegar ao seu trabalho e com isso tudo mudará”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.