Justiça anula volta de crianças para família biológica em Monte Santo

Desembargadores decidiram, por unanimidade, acatar as apelações do Ministério Público e da advogada das quatro mães adotivas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

As famílias adotivas paulistas de Campinas e Indaiatuba vão pedir o retorno das crianças de Monte Santo, após anulação da sentença que havia determinado a devolução dos menores à família biológica. A informação é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJ-BA anularam a sentença que determinou a volta das crianças para Monte Santo. Os quatro irmãos foram adotados,  em junho de 2011, por famílias paulistas. O processo de adoção foi considerado irregular.

Segundo o TJ-BA, os desembargadores Gesivaldo Nascimento Britto, Regina Helena Ramos Reis e Dinalva Gomes Laranjeira decidiram, por unanimidade, acatar as apelações do Ministério Público e da advogada das quatro mães adotivas. Ainda cabe recurso. Após publicação do acórdão,  a advogada das famílias adotivas poderá entrar com novo pedido de adoção, caso não haja recurso por parte da família biológica.

Em 2012, o juiz Luis Roberto Cappio Pereira decidiu favoravelmente aos pais biológicos. Os filhos da lavradora Silvânia da Silva e de Gerôncio da Silva retornaram para Monte Santo no dia 23 de dezembro de 2012.

A história ganhou repercussão nacional e foi denunciada no Fantástico, da Rede Globo. Na época, os pais das crianças afirmaram que elas foram retiradas de casa pela polícia, de forma irregular, após ordem do juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra, que na época atuava em Monte Santo e chegou a ser afastado pelo Conselho Nacional de Justiça. Duas crianças foram levadas para Campinas. As outras para Indaiatuba. Ainda de acordo com a assessoria do TJ-BA, a decisão será publicada nos próximos dias.

Fonte: Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *