Justiça questiona falhas de Alckmin na gestão da merenda desde 2014

:

Um relatório de fiscalização do TCE de 2014, que vistoriou 135 escolas de ensino básico que recebem alimentação por meio da Secretaria Estadual de Educação, apontou falhas na gestão da merenda pelo governo Alckmin.

Comida fora do prazo de validade, falta de controle de estoque, almoços servidos para crianças às 7h e falta de transparência orçamentária foram alguns dos problemas encontrados. Em uma das vistorias do tribunal, em agosto de 2014, foram encontradas 23 toneladas de arroz com prazo de validade vencido, segundo reportagem de Fabricio Lobel.

A operação Alba Branca identificou contratos suspeitos no fornecimento de alimentos em escolas pela cooperativa Coaf, que teria pago propina para agentes públicos, como o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB).

Outro problema apontado é a baixa adesão dos estudantes à merenda – 45% dos alunos da manhã não comem a merenda e nos períodos da tarde e da noite, esse índice ficou em 35% e 62%. Uma das hipóteses para a baixa adesão estava ligada ao horário das refeições. Entre as escolas que serviam almoço de manhã, em 90% das vezes ele era servido até as 9h30 -horário diferente do hábito dos alunos (leia aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *