Mais 30 profissionais formados no exterior chegam a Pernambuco para o “Mais Médicos”

Nesta segunda-feira (9), cerca de 1.400 novos intercambistas brasileiros formados no exterior, especialmente na Bolívia, no Paraguai e na Argentina, começaram a trabalhar no programa “Mais Médicos” lançado no governo da presidente Dilma Rousseff.

Trinta deles irão trabalhar em Pernambuco, precisamente na atenção básica de 24 municípios e num Distrito Sanitário Especial Indígena.

Ao todo, já são 8.316 brasileiros trabalhando no programa, o que representa 45,6% do total. Só no Estado de Pernambuco, há 938 profissionais incorporados ao “Mais Médicos”, segundo o ministro da Saúde Ricardo Barros.

Esta foi a segunda fase do edital. A primeira foi direcionada exclusivamente para os médicos brasileiros formados no país. Os que se formaram no exterior começaram a trabalhar nesta segunda (9) em Unidades Básicas de Saúde de cerca de 800 municípios de 25 estados e do Distrito Federal.

Antes, eles passaram por treinamento sobre a legislação do SUS (Sistema Único de Saúde, a língua portuguesa e Código de Ética Médica. Já os intercambistas submeteram-se a um prova de conhecimentos.

O programa conta hoje com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios brasileiros. Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% intercambistas estrangeiros.

Os municípios pernambucanos que receberam profissionais do “Mais Médicos” nesta segunda-feira foram os seguintes:

Estado – Município – Vagas
PE ÁGUAS BELAS 1
PE ARCOVERDE 2
PE BARREIROS 1
PE BETÂNIA 1
PE BOM CONSELHO 1
PE BUÍQUE 2
PE CABO DE SANTO AGOSTINHO 1
PE CARUARU 1
PE CASINHAS 1
PE DSEI PERNAMBUCO 1
PE GAMELEIRA 1
PE JAQUEIRA 1
PE LAJEDO 1
PE OROBÓ 1
PE PAUDALHO 1
PE PEDRA 1
PE PETROLINA 1
PE POÇÃO 1
PE SANHARÓ 1
PE SÃO CAETANO 1
PE SERRA TALHADA 1
PE SERTÂNIA 2
PE SURUBIM 3
PE TACARATU 1
PE TUPANATINGA 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *