Melhora o índice de transparência dos municípios pernambucanos

Levantamento feito pelo TCE constatou que houve evolução no índice de transparência dos municípios pernambucanos em 2017, em comparação com 2016.

O estudo constatou também que Jaboatão dos Guararapes, que teve como prefeito o ex-deputado federal Anderson Ferreira (PR), foi o único município a sair do nível “moderado” para o “desejado”.

O trabalho foi realizado com a finalidade de estimular a transparência pública e tornar mais efetivo o controle social e o exercício da cidadania.

O estudo, realizado anualmente desde 2015, foi elaborado a partir de um diagnóstico dos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado entre os meses de maio e novembro deste ano.

Para cada Portal avaliado, calculou-se o “Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco”, que pode variar entre 0 e 1.000 pontos.

De acordo com a pontuação recebida, os Portais são classificados em cinco níveis de transparência: “desejado”, “moderado”, “insuficiente”, “crítico” e “inexistente”.

Segundo o TCE, o número de prefeituras enquadradas nos níveis “desejado” e “moderado” de transparência saiu de 79 em 2016 para 101 este ano.

Por outro lado 55 municípios ampliaram o seu nível de transparência, 92 permaneceram na mesma situação e 36 apresentaram queda.

As cidades do Recife e de Jaboatão do Guararapes foram as únicas que alcançaram o nível “desejado” de transparência.

Os 10 municípios mais transparentes de Pernambuco são, pela ordem, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Gravatá, Brejinho, João Alfredo, Calçado, Olinda, Cabrobó e Taquaritinga do Norte.

Já os menos transparentes são, também pela ordem, Maraial, Exu, Carnaubeira da Penha, Vitória de Santo Antão, Betânia, Catende, Água Preta, Ribeirão, Santa Maria da Boa Vista e Tracunhaém.

Já as 10 Câmaras Municipais mais transparentes são as de Palmeirina, Lagoa do Ouro, Tabira, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Sanharó, Brejinho, Serra Talhada, Vertente do Lério e Lagos dos Gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *