Militares elegeram 72 deputados nas últimas eleições

Impulsionados pela “onda bolsonarista” que varreu o Brasil no primeiro turno, militares conseguiram 72 cadeiras na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas do país, além do Senado.

O senador eleito foi o Major Olímpio, pelo PSL de São Paulo, derrotando o até então favorito Eduardo Suplicy (PT).

Em Pernambuco, foram eleitos três deputados ligados à área de segurança: Gleide Ângelo (PSB), Joel da Harpa (PP) e Antonio Moraes (PP). Esses dois últimos foram reeleitos.

Por outro lado, a Câmara dos Deputados terá, na legislatura que se inicia dia 1º de fevereiro, a maior bancada feminina das últimas três legislaturas. Foram eleitas 77 mulheres, entre elas a pernambucana Marília Arraes (PT).
Segundo balanço feito pelo Diap, houve crescimento de 15% no total de mulheres eleitas para a Câmara, mas a bancada de Pernambuco continuará com apenas uma representante. Na atual legislatura, tem apenas Luciana Santos (PCdoB), eleita vice-governadora.

O percentual de mulheres eleitas vem aumentando nas últimas legislaturas e, neste pleito, teve discreta aceleração. Em 2014, quando foram eleitas 51 deputadas, a taxa de crescimento foi 10% na comparação com a bancada de 45 deputadas eleitas em 2010.

Na bancada da Câmara, 47 eleitas são novatas. Outras 30 já são deputadas e foram reeleitas. Das que exercem mandato, 14 não se reelegeram.

Janete Capiberibe (PSB-RO) foi derrotada na disputa para o Senado, Jô Moraes (PCdoB) perdeu como vice em Minas Gerais, ao contrário de Luciana Santos (PCdoB) que assumirá como vice-governadora em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *