‘O próprio Nilton Santos votaria no Garrincha’, diz filho do lateral, 2° maior ídolo do Botafogo

Nilton Santos está entre os maiores ídolos da história do Botafogo

Nilton Santos está entre os maiores ídolos da história do Botafogo Foto: Reprodução
Marcello Neves

“Seja bem-vindo, mas não fale mal do Botafogo“. A frase estampada em uma placa, alertando os visitantes de sua chácara, mostra a importância do clube para Nilton Santos. Com 721 jogos e muitos títulos, o ex-lateral-esquerdo foi eleito o 2º maior ídolo alvinegro em votação realizada pelos jornais O GLOBO/Extra. É difícil encontrar alguém com tanta história.

— Foi merecido demais [o segundo lugar], inclusive o próprio Nilton Santos votaria no Garrincha [o primeiro]. É um orgulho total. A minha mãe, inclusive, tem histórias legais fantásticas para contar. Ele tinha admiração total pelo Botafogo. Minha filha jogava futebol com ele. Eu torcia pelo Flamengo na época que ele brincava comigo. Dizia “se o Botafogo perder, como vou levar o bicho para casa? Vai faltar leite” – conta Carlos Eduardo Santos, filho de Nilton Santos.

Nilton Santos só vestiu outra camisa na vida: a do Brasil, vencendo duas Copas do Mundo. Hoje, ele dá nome ao estádio do Glorioso. Eleito maior lateral-esquerdo de todos os tempos, “A Enciclopédia” do futebol nasceu, viveu e morreu Botafogo.

– Eu assisti alguns jogos, tinha uns dez, onze anos. Ia para jogos em General Severiano para vê-lo. Eu vibrava com o pessoal do meu lado. Eles diziam “era gênio, era mestre”. Eu gostava de ser goleiro, uma vez ele cobrou um pênalti e me colocou para dentro com bola e tudo – brinca Carlos.

Nilton Santos está entre os maiores ídolos da história do Botafogo

Nilton Santos está entre os maiores ídolos da história do Botafogo

Top-30 maiores ídolos do Botafogo

O GLOBO/Extra convidou 30 jornalistas, divididos em diferentes idades, áreas de atuação e gerações para eleger os 30 maiores ídolos da história do Botafogo. O ranking foi definido através dos nomes que receberam as maiores pontuações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *