OAB Pernambuco cria Observatório da Intolerância Política

OAB-PE lançará o Observatório da Intolerância Política

OAB-PE lançará o Observatório da Intolerância PolíticaFoto: Divulgação

Diante dos episódios recentes envolvendo agressões verbais e físicas em virtude de opções políticas dos cidadãos, a OAB-PE criará o Observatório da Intolerância Política. A iniciativa será apresentada na nesta segunda-feira, em reunião às 18 horas, na nova sede da OAB-PE.

Observatório será integrado por membros de comissões temáticas e presidido pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cláudio Ferreira. O objetivo será disponibilizar canais para a veiculação de denúncias que serão encaminhadas para os órgãos competentes. A OAB-PE também auxiliará na documentação das agressões veiculadas pelas redes sociais.

“É um canal que vai ficar à disposição da sociedade para denunciar episódios de intolerância política. Vamos compilar todo esse material e encaminhar para os órgãos competentes”, explicou o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte. Ele deu orientações para quem pretende denunciar algum tipo de agressão. “É bom destacar que a denúncia deve ser feita sempre com a indentificação da fonte, para que a gente possa buscar documentação do que aconteceu, eventualmente até lavrar uma ata notarial. E, em se tratando de manifestações nas redes sociais, elas podem se perder se forem deletadas”, disse.

As denúncias feitas por intermédio das redes sociais serão encaminhadas ao Ministério Público Federal. Já as denúncias presenciais ficarão a cargo do MPPE. Quando a agressão é apócrifa ou anônima, o cidadão deve identificar a postagem e o perfil do agressor.precisamos conscientizar as pessoas paraq ue tenham maior contenção e tolerância. estamos vendo um agravamento sério das manifestações de ódio, que deixaram de ser iminentemente verbais e passaram para episódios de agressão física.

“A gente também verifica, em grupos de whatsapp e outras redes sociais, uma virulência muito grande na crítica. Daqui a duas semanas teremos eleições e no dia 1 de janeiro alguém vai ter que governar esse país. Pelo desenrolar dos acontecimentos, essa pessoa vai ter muita dificulade, independente de quem ganhe, pois vai encontrar a população completamente dividida e cheia de ódio no coração. Isso é muito ruim para o país, para o governante e para a sociedade”, avaliou Ronnie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *