Palestra conscientiza jovens no dia mundial da água

 

 

A iniciativa foi realizada no povoado Lagoa do Mato, no sertão baiano.

                                      

            Nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e a estimativa é que a demanda cresça ainda 55% até 2050. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas divulgado em 2015, o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40% em 2030, caso o consumo continue no ritmo atual. Preocupada com esta situação, a Gestão Ambiental da BR-235/BA realizou, no dia mundial da água, uma palestra para alunos do povoado Lagoa do Mato, em Jeremoabo, município localizado no sertão, região que sofre com a estiagem.

           

            A palestra foi realizada para cerca de 100 estudantes da Escola Municipal Antenor Amaro Neto, que fica às margens da BR-235/BA. O trabalho é uma iniciativa da equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), que aborda temas ambientais com a população que mora na área de influência da obra de implantação e pavimentação da rodovia.

            “O nosso objetivo é plantar uma semente nesses jovens, com uma vida pela frente e que pode mudar com mais facilidade os hábitos que prejudicam o meio ambiente. A chuva nesta região é incerta e escassa. Portanto, a população sabe o valor da água e evita desperdício, mas, ainda assim, em cidades da região encontramos situações de mau uso da água. Na palestra mostramos também alternativas para se fazer um consumo consciente deste bem tão precioso”, ressalta Sávio Cavallari, responsável pelo PEA.

            A iniciativa apresentou, de forma interativa, informações sobre o problema da falta de água no mundo através de vídeos educativos e recursos visuais. Além de estudantes, professores e funcionários também participaram da apresentação. A Escola Municipal Antenor Amaro Neto pertence ao município de Jeremoabo e localiza-se no Lote 1 da rodovia, que começa na divisa de Sergipe com a Bahia e vai até a cidade de Jeremoabo, passando pelos municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *