Palestra debate comparações entre Covid e gripe espanhola

O Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) realizará, na próxima quinta-feira (28), palestra intitulada A Gripe Espanhola de 1918 e a Covid-19 no Recife, com o professor Alexandre Caetano da Silva, estudioso do tema.

Pesquisa realizada por Caetano embasou dissertação de mestrado sobre a gripe espanhola especificamente no Recife. “A proposta da palestra é fazer essa analogia do que o poder público fez à época e o que está fazendo hoje”, explicou ele.

O professor pretende falar sobre profilaxias que eram colocadas em prática naquele tempo, o que se pode colocar hoje, o comportamento da sociedade e da economia na época, bem como a forma como as pessoas se comportavam em 1918 e comparações com os dias atuais.

Segundo o presidente da entidade, o advogado Sílvio Amorim, a ideia surgiu a partir da relevância e interesse público sobre o tema. “Alexandre tem um trabalho consistente sobre a gripe espanhola no Recife”, afirmou.

“Muita coisa que está acontecendo agora, aconteceu naquela época aqui. Inclusive, a gripe espanhola entrou no brasil pelo porto do recife”, lembrou ainda Amorim.

O evento acontecerá às 19h. Terá transmissão ao vivo. Consiste numa parceria entre o IAHGP e a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE). Poderá ser acompanhado pelo Youtube e consiste numa das comemorações dos 159 anos de fundação do Instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *