PCdoB escolhe Pernambuco para comemorar seus 97 anos de fundação

Mais antigo partido político do Brasil em atividade, o PCdoB escolheu Pernambuco para comemorar hoje com um ato público os seus 97 anos de fundação. A escolha deve-se ao fato de o partido já ter tido em Pernambuco uma consistente base eleitoral, elegendo vários deputados, entre eles Gregório Bezerra, para a Assembleia Nacional Constituinte de 1946 e metade dos vereadores do Recife nas eleições municipais de 1947. Hoje, o partido conta em seus quadros com a vice-governadora Luciana Santos, o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira e o deputado federal Renildo Calheiros. Mas não conseguiu eleger ninguém para a Assembleia Legislativa a exemplo do que já tinha ocorrido nas eleições de 2014.

O ato de hoje terá início às 18h no Teatro Beberibe, do Centro de Convenções, com presenças confirmadas do ex-presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, dos deputados federais Jandira Feghali (RJ) e Daniel Almeida (BA), do vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e da presidente da UNE Marianna Dias. O partido foi oficialmente fundado em 1922 e de lá para cá marcou presença em todos os acontecimentos políticos do país. Foi o mentor da Guerrilha do Araguaia, no início da década de 70, para combater o regime militar, pelo que pagou um alto preço.

Quase todos os guerrilheiros foram assassinados pelo Exército, alguns deles, inclusive, com requintes de crueldade. O PCdoB se declara defensor da democracia, malgrado a simpatia que nutre pelos governos de Venezuela, Albânia, Cuba e Coreia do Norte, todos com características ditatoriais. (Inaldo Sampaio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *