Pesquisa aponta que Bolsonaro não tem nome competitivo para disputar eleição no Recife

Foto: Alan Santos/Presidência da República
Foto: Alan Santos/Presidência da República

O sócio-diretor da Ipe diz que as eleição de 2020 será a mais disputada desde 2000.

“Claro que o apoio de Jair Bolsonaro ou Lula deve influenciar significativamente a eleição, mas as evidências não sugerem que o cenário nacional será decisivo para o desenrolar da eleição em Recife”, afirma.

Com base nos números iniciais, o cientista destaca que, embora lidere a atual pesquisa, a deputada federal Marília Arraes não conseguiu atingir sequer 20% das intenções de voto logo após a visita de Lula ao Recife, ato que mobilizou a base petista.

O seguimento à direita terá vida mais fácil, nas primeiras eleições após a chegada de Bolsonaro ao poder?

“O presidente Bolsonaro, por sua vez, não possui um nome realmente competitivo para disputar a eleição na capital pernambucana e o quadro será ainda mais complicado com as indefinições acerca da criação de seu partido político, o Aliança pelo Brasil”, destaca o especialista.

“A posição dos candidatos sobre Bolsonaro ainda não influencia o cenário recifense. O presidente não deve ser um ator decisivo na eleição do ano que vem. Mendonça Filho e Daniel Coelho, candidatos mais conhecidos e identificados com algumas bandeiras do governo federal, não perdem nem ganham votos pela associação com algumas pautas do bolsonarismo. Assim, acredito que ganham e perdem (com a associação). Acho que muito do voto Bolsonaro-raiz ainda tá no voto branco/nulo ou indeciso. O eleitor bolsonarista em recife ainda não tem um candidato a prefeito pra chamar de seu”, explica.

Assim, o que se pode esperar são fortes emoções no ano novo.

“Faltando menos de um ano para eleição a disputa está aberta para os nomes que decidirem entrar no páreo. E é importante frisar que será uma eleição difícil para todos, independente de apoios e estruturas partidárias. Certamente será a eleição mais disputada desde 2000, quando João Paulo foi eleito para o seu primeiro mandato”, diz.

(Blog de Jamildo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *