Policial civil acusado de receber propina do tráfico se entrega na corregedoria

Pit Bull (boné branco) e Zille (o último à direita na foto), em camarote na Sapucaí patrocinado por Tiego
Pit Bull (boné branco) e Zille (o último à direita na foto), em camarote na Sapucaí patrocinado por Tiego Foto: Reprodução
Carolina Heringer

O policial civil Renato Zille Cardoso, acusado de receber dinheiro do tráfico para vazar operações, se entregou na Corregedoria da corporação nessa segunda-feira. O agente, lotado na 16ª DP (Barra da Tijuca), foi investigado numa força-tarefa do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). Sua prisão preventiva foi decretada pela Justiça.

O policial civil Carlos Augusto Farnochi Cordeiro, também acusado de vazar informações, continua foragido. Conhecido como Pit Bull, ele era lotado na Delegacia de Atendimento ao Idoso e Terceira Idade.

As investigações do DGPE apontam repasses semanais de pelo menos R$ 1,5 mil para Zille e R$ 11 mil para Pit Bull, que se passava por policial da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod).

Os policiais foram indiciados por associação para o tráfico de drogas, tráficos de drogas e de armas, organização criminosa e corrupção passiva. Zille responderá ainda por lavagem de dinheiro.

Os agentes são apontados pela polícia como integrantes de uma “rede de informações” chefiada por Fabio Fernandes Villa Real, o Parrudo, e Tiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, que foram presos no mês passado em operação da Dcod.

De acordo com as investigações, além de lavarem o dinheiro do tráfico de drogas, TH e Parrudo são também os maiores articuladores do tráfico de drogas e de armas do estado nos principais complexos de favelas, com atuação das três facções criminosas do Rio.

Nessa segunda-feira, foram presos ainda outros cinco acusados de envolvimento com a quadrilha, na operação Network, do DGPE, com com apoio da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol). A investigação resultou em 11 mandados de prisão, nove deles cumpridos na segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *