Políticos e autoridades lamentam morte de Zelito Miranda: ‘A música baiana está de luto’

Conhecido como rei do forró temperado, o artista faleceu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 68 anos

Jamile Amine
Foto: Reprodução / Instagram
Foto: Reprodução / Instagram

 

Políticos e autoridades da Bahia lamentaram a morte de Zelito Miranda, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (12), e prestaram solidariedade aos familiares e amigos do forrozeiro, conhecido como rei do forró temperado.

“É com muita tristeza que recebo a notícia da morte de Zelito Miranda”, escreveu o governador Rui Costa (PT), nas redes sociais. “Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza. A música baiana está de luto”, concluiu.

Presidente da Fundação Gregório de Mattos, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Fernando Guerreiro também lamentou a perda e prestou homenagem ao artista. “Generosidade, essa é a palavra chave que me ocorre ao lembrar dessa grande figura: Zelito Miranda”, declarou o gestor cultural e dramaturgo, lembrando da “presença simpática e acolhedora” do músico, no início de sua carreira artística.

“O país perde um grande forrozeiro, defensor de nossas raízes e tradições, corpo e alma mergulhados na nossa cultura popular. A sanfona vai tocar baixinho um forro tranquilo, conduzindo meu grande amigo a um lugar especial, próximo de nosso pai supremo. Viva a cultura nordestina, viva Zelito Miranda”, disse Guerreiro.

Titular da Secretaria de Cultura da Bahia, Arany Santana também prestou homenagem ao artista. “O forró da Bahia e do Brasil está de luto! A morte de Zelito Miranda deixa um vazio a todos nós que amamos o forró”, escreveu a secretária, em sua conta no Instagram. “O que muitos não sabem é que este filho de Serrinha foi um artista múltiplo, que além de músico e compositor, foi das artes plásticas, do teatro e do cinema. Mas foi como ‘Rei do Forró Temperado’ que ele deixou seu maior legado. O Pelourinho, que nos últimos anos foi cenário do seu projeto de sucesso ‘Forró no Parque’, certamente sentirá a sua falta. Meus sentimentos aos familiares e amigos deste grande artista”, pontuou Arany.

Deputado federal e candidato ao Senado, Cacá Leão (PP) também utilizou as redes sociais para exaltar a importância do músico e lamentar a perda. “Uma sexta sem o tilintar do triângulo e marcação da zabumba, só o lamento da sanfona. Triste a notícia do falecimento do forrozeiro baiano Zelito Miranda. Ele escreveu um capítulo especial na cultura nordestina e alegrou muitas festas juninas. Minha solidariedade aos familiares”, escreveu o parlamentar.

 

Bruno Reis (União Brasil)
“Zelito Miranda é um artista na sua mais pura essência. Um símbolo da nossa cultura que levava o forró por todo o mundo. Sua obra está eternizada em nossas memórias. Que Deus conforte seus familiares nesse momento de profunda dor”

ACM Neto (União Brasil)
“Todo meu carinho à família de Zelito Miranda, que nos deixou aos 66 anos. Zelito foi um dos grandes nomes do forró baiano, tendo trabalhado para fortalecer e disseminar a cultura nordestina. Que Deus conforte a família e os amigos neste momento de dor”

Jerônimo Rodrigues (PT)
“Muito triste e consternado com a perda repentina de um dos maiores nomes do nosso forró, Zelito Miranda, com quem tive a alegria de curtir o São João deste ano em visita à cidade de Dom Macedo Costa. Além de grande forrozeiro, Zelito militou pela valorização da cultura baiana e nordestina. Desejo muita força a Telma, companheira de Zelito, e a todos os seus familiares, amigos e fãs”

Otto Alencar (PSD)
“Zelito Miranda nos deixa uma obra espetacular, que representa muito bem o povo baiano. Suas músicas, de imensa riqueza cultural, cantam o dia a dia da nossa gente e continuarão sempre nos representando e nos alegrando”

João Roma (PL)
“O nosso forró amanhece triste com a perda do grande Zelito Miranda. Com a sua arte, Zelito ajudou a divulgar a típica música do Nordeste, sendo um dos grandes intérpretes baianos do gênero. Nossos sentimentos à família”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.