Poluição do ar durante gestação eleva risco de criança com asma

2013-625597191-asma.jpg_20130630

Um amplo estudo financiado pela Fundação Europeia do Pulmão e publicado ontem faz um alerta para mulheres grávidas que moram perto de rodovias ou de outras áreas onde há intensa poluição do ar causada pelo trânsito de carros. Segundo a pesquisa, essa proximidade aumenta em 25% o risco de a criança desenvolver asma antes dos 5 anos de idade.

Liderado pela Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, o trabalho acompanhou 65 mil crianças daquele país desde o nascimento até os 10 anos de idade. Os pesquisadores pinçaram os indivíduos diagnosticados com asma dentro desse grupo e, em seguida, avaliaram a exposição de suas mães a poluição durante a gestação. O nível desta exposição foi determinado segundo as condições do ar na área onde elas moravam ao longo da gestação. A avaliação se concentrou em agentes poluidores normalmente associados ao tráfego de automóveis, como o carbono e os óxidos de nitrogênio.

Mesmo em áreas urbanas com níveis relativamente baixos de poluição, os riscos de asma antes de a criança completar 5 anos se mostraram mais altos. Este perigo aumenta junto com um acréscimo nos níveis de dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono, dois marcadores de poluição associada ao trânsito de veículos terrestres. Além disso, os cientistas observaram que as crianças nascidas com pouco peso são mais vulneráveis aos efeitos da poluição em seu sistema respiratório.

— Os resultados do estudo destacam o impacto da exposição a poluição em bebês, algo que começa ainda no útero materno. Há algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de a criança desenvolver asma. Em primeiro lugar, recomendo a instalação de filtros purificadores de ar dentro de casa. Além disso, a mulher grávida deve evitar locais de muita movimentação urbana quando sair para um passeio ou para fazer exercícios — ressalta o principal autor do estudo, professor Hind Sbihi, da Universidade da Columbia Britânica.

‘É UM ALERTA ESSENCIAL’

Estudos anteriores já associavam a exposição à poluição do ar na gestação a problemas respiratórios em crianças. As conclusões da pesquisa recente foram publicadas no “European Respiratory Journal”, periódico da Fundação Europeia do Pulmão. Ao comentar os resultados, o presidente da entidade, Dan Smyth, disse que o mundo precisa de medidas urgentes para controlar os níveis de poluição do ar, principalmente das grandes cidades:

— Este estudo mostra como somos afetados pela poluição do ar desde o momento em que somos criados. É essencial alertar sobre os perigos disso.

 O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *