Prefeito de Moreno (PE) encabeça movimento pela conclusão de barragem

Gestor encontra-se nesta quarta-feira (17) com o presidente da Compesa, Roberto Tavares

Obras da represa foram paralisadas há três anos, segundo Vavá / Foto: Ycaro Cunha/Divulgação

Obras da represa foram paralisadas há três anos, segundo Vavá
Foto: Ycaro Cunha/Divulgação

RENATA MONTEIRO

Encabeçando um movimento pela retomada das obras da Barragem do Engenho Pereira, em Moreno, o prefeito do município, Vavá Rufino (PTB), vai se reunir nesta quarta-feira (17) com o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, para verificar a viabilidade do projeto. No próximo dia 23, a cidade sediará uma audiência pública para tratar o tema.

 

“Todos os anos Moreno sofre tanto no inverno quanto no verão. No primeiro caso sofre com o excesso de chuvas e o medo de enchentes. No segundo, sofre com a falta d’água. Por isso necessitamos tanto dessa barragem”, explicou Rufino.

De acordo com o gestor, as obras da represa – que terá capacidade para acumular 46 milhões de metros cúbicos de água quando concluída – foram paralisadas há três anos, por falta de verbas. À época, o governo do Estado desapropriou a área e iniciou o serviço, investindo R$ 30 milhões na etapa.

Verbas

A novidade é que foi incluída no Orçamento de 2018 uma emenda coletiva no valor de R$ 6 milhões de autoria dos deputados federais Betinho Gomes (PSDB), Jarbas Vasconcelos (PMDB) e André de Paula (PSD) para a conclusão da obra. O prefeito espera, agora, que a Compesa dê prioridade ao serviço.

Roberto Tavares afirmou que está animado com em relação aos novos recursos, mas que só pode afirmar que as obras irão recomeçar depois que os valores forem, de fato, liberados. “Estou muito esperançoso, mas, até onde eu soube, essa emenda não é impositiva. O que acontece muitas vezes é que aceitam a emenda, mas não apontam recursos para ela. O Estado fez sua parte e espero realmente que possamos concluir essa obra”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *