Prefeitura de Ibicaraí faz parceria com bioconstrutor para revitalizar espaço no Delfino Guedes

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, em mais uma ação inovadora fechou parceria com o Bioconstrutor em Arquitetura Vernacular, Técnico em Edificações e estudante de Arquitetura pela FMT de Ilhéus, Canrobert Almeida, para um projeto piloto de requalificação de um espaço na entrada do bairro Delfino Guedes (Mutirão).
A área que está sendo totalmente requalificada tem início ao lado do Restaurante da Reninha e vai até o cruzamento com a Rua Coaraci. O espaço de chão batido, de aproximadamente 60 metros, está sendo calçado com uma técnica de superadobe e concreto agregado Gnaisse. No local nascerá também uma pequena praça, com bancos feitos com o mesmo processo e decorados com mosaicos (feitos com restos de cerâmicas), rampas e espaço para recreação e iluminação artesanal. As casas no local serão pintadas. Segundo Canrobert, essa técnica foi criada pelo arquiteto iraniano-americano Nader Khalili.
Segundo o prefeito Brandão, Canrobert foi recomendado pelo prefeito Marão, de Ilhéus, que está fazendo duas obras com essa técnica. “Conversei com o meu secretário de Infraestrutura, Hélder Carlos, e gostamos do que vimos e da relação custo benefício para execução da obra. Pensamos em fazer essa praça como projeto piloto. Ficamos impressionados com o que vimos, como tudo é reaproveitado e o baixo custo de execução da obra. Se o resultado for satisfatório – e tiver a aceitação popular – iremos revitalizar outros espaços por toda a cidade. Nossa luta é diária no processo de urbanização da nossa cidade. Existem inúmeros pontos em Ibicaraí que precisam ser revitalizados e pretendo fechar essa parceria com Canrobert, pois sua técnica é boa e barata. Essa obra nós estamos fazendo com recursos próprios e vai mudar a cara da entrada do bairro Delfino Guedes (Mutirão)”, disse o prefeito Lula Brandão.
“Tenho 25 anos de experiência nessa área, com diversos projetos aplicados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia. Tenho um trabalho também em Valparaiso, no Chile. Aqui na Bahia tenho trabalhos feitos em Ilhéus, Jequié, Ipiaú, Feira de Santana, Conceição de Feira e Amélia Rodrigues. Em Ilhéus vou entregar dois trabalhos no próximo dia 12 de outubro: Uma encosta no Sá Pereira, com um jardim elevado, e uma praça no Alto do Bela Vista. A ideia aqui é entregar esse espaço totalmente revitalizado até o dia 22 de outubro, Dia da Cidade, com um custo muito abaixo dos valores de mercado”, disse Canrobert.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *