Prefeitura registra alta de sepultamentos em cemitérios municipais por conta da Covid-19

No mês de abril, 37 pessoas foram enterradas após morte por Covid-19, enquanto neste mês o número saltou para 241 até o dia 29 de maio

[Prefeitura registra alta de sepultamentos em cemitérios municipais por conta da Covid-19]
Foto : Jefferson Peixoto/Secom/PMS

O número de sepultamentos cresceu no mês de maio nos cemitérios administrados pela Prefeitura de Salvador em função do coronavírus. No mês de abril, 37 pessoas foram enterradas após morte por Covid-19, enquanto neste mês o número saltou para 241 até o dia 29 de maio. Segundo a gestão municipal, a alta era prevista, o que elevou os investimentos e ações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que administra os cemitérios sob a responsabilidade do Executivo municipal.

Conforme planejamento estratégico da Prefeitura, a pasta já havia entregue, entre março e abril, 460 gavetas no cemitério de Brotas. Em maio, também foram disponibilizadas mais 120 no cemitério de Paripe e, no início de junho, serão ofertadas mais 480 no de Plataforma. Isso totaliza 1.060 novas vagas somente no primeiro semestre desse ano.

Para evitar um colapso no setor, como aconteceu em outras cidades, a secretaria convocou, através de um edital de licitação publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 11, a empresa vencedora da licitação pública para a construção de mais 1.820 novas vagas. Essas já estão sendo construídas, com a previsão de entrega daqui a dois meses. Serão 1.160 novas vagas em Brotas e 660 em Plataforma.

Para completar o investimento na área, a Semop está em processo de credenciamento, através de convênio com outros cemitérios particulares da cidade, e dependendo da disponibilidade deles, para a aquisição de mais 1.700 novas vagas, sendo 500 gavetas, 500 covas rasas e 700 cremações. Além disso, a pasta tem um convênio firmado com o cemitério Jardim da Saudade, que disponibiliza à população 720 cremações gratuitas ao ano, o que corresponde a duas por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *