Presidente tem o seu pior desempenho entre jovens

Um dado estratificado da pesquisa Datafolha pode ajudar a entender a queda de até 21 pontos na intenção de votos da presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo, quando se consideram as faixas etárias do eleitorado, a petista tem seu pior desempenho entre aqueles que são mais jovens.

Na média geral, a presidente pontua 29% ou 30% nos cenários pesquisados para a corrida presidencial de 2014. No entanto, ela oscila para 27% entre os eleitores de 16 a 24 anos. E na hipótese de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, está colocado como candidato, Dilma desce a 26% entre os entrevistados de 25 a 34 anos.

O senador mineiro e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, também não tem um desempenho bom entre os jovens.

No cenário que é colocado como mais provável para as eleições do próximo ano – que tem Dilma, Marina Silva (sem partido), Aécio e o governador Eduardo Campos (PSB) –, o tucano pontua 13% entre os eleitores de 16 a 24 anos. Já os que têm mais de 60 anos compõem 21%.

O ex-presidente Lula (PT), Marina Silva e Joaquim Barbosa se dão melhor entre os mais jovens. Ainda segundo a publicação, o governador de Pernambuco tem desempenho mais equilibrado, mas vai melhor entre os eleitores de menor faixa etária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *