Procuradora da Lava-Jato usa fake news para atacar Dilma

A ex-presidenta, que viajou aos Emirados com gastos bancados pela organização do evento, já anunciou que processará quem reproduzir a informação falsa.

Foto: Reprodução/YouTube

A ex-presidenta Dilma Rousseff declarou recentemente que não pretende deixar barato para quem propagou a fake news de que ela viajou aos Emirados Árabes em primeira classe com dinheiro público.

Pois agora ela poderia incluir a procuradora Mônica Cheker e o colunista Lúcio Vaz, da Gazeta do Povo, na lista de processados.

A mentira é baseada em uma foto verdadeira de Dilma na primeira classe de um avião da empresa Emirates, porém, a viagem e a estadia da ex-presidenta no Oriente foram pagas pela organização do evento ao que ela foi convidada, sem nenhum custo para o Estado brasileiro.

A ex-presidenta, que viajou aos Emirados com gastos bancados pela organização do evento, já anunciou que processará quem reproduzir a informação falsa.

No entanto, Vaz fez uma matéria acusando Dilma de ser a ex-presidenta que mais utilizou gastos federais em 2019, e utilizou hipocritamente a foto fake de Dilma para ilustrar o texto. A procuradora Cheker divulgou a nota em seu Twitter.

Monique Cheker

@MoniqueCheker

“A ex-presidente Dilma Rousseff visitou 13 países em 2019, gerando uma despesa de R$ 544 mil com 250 diárias e passagens aéreas para assessores pagas pela Presidência da República.” https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/lucio-vaz/dilma-gasta-meio-milhao-reais-viagens-ferias/ 

Dilma gasta meio milhão de reais em férias e viagens pelo mundo

Ex-presidente Dilma Roussef visitou 13 países em 2019, gerando despesa de R$ 544 mil com 250 diárias e passagens para assessores. Leia no blog do Lúcio Vaz

gazetadopovo.com.br

3.404 pessoas estão falando sobre isso

Além disso, sua matéria de Vaz esbanja preferências políticas ao, por exemplo, dar a entender que os gastos de Fernando Henrique, que são em volume equivalente ao de Dilma, são mais justificados, porque ele gasta com assessores e não em viagens.

O texto também manipula a informação ao atacar Lula sem citar números e sem dizer que ele é o presidente que menos gasta – fica feio dizer certas verdades. Além disso, inclui em seus gastos a viagem deste ano a Roma, para visitar o papa Francisco, sendo que, na análise dos outros ex-presidentes, só se considerou gastos de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *