Produção de cerveja está ameaçada pelo aquecimento global, afirma pesquisadores

Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo – só perde para a água, que está em primeiro, e para o café, em segundo. Entre as bebidas alcoólicas ela lidera com folga, com 182 bilhões de litros produzidos por ano. Mas, essa produção toda de cerveja pode mudar por causa do aquecimento global.

Um estudo desenvolvido entre pesquisadores da Universidade da Califórnia, Universidade Chinesa de Pequim, Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, Centro Internacional Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo e Universidade de East Anglia (Inglaterra), que relaciona o problema mundial com a cerveja foi publicado nesta segunda-feira (15), no jornal científico Nature Plants.

O estudo revela que fenômenos climáticos causados pela influência direta do homem podem levar a perda de produtividade de 17% nas colheitas de cevada no mundo. A cevada é o principal ingrediente usado na fabricação da cerveja e se e os níveis de emissão de carbono continuarem como estão, o preço da bebida deve dobrar ou até mesmo triplicar em alguns lugares.

Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

O estudo avaliou a situação de 34 regiões do planeta. Entre elas, as pradarias canadenses, regiões da Europa e da Austrália, e a estepe asiática, maiores produtoras da cevada.

Foto: Agência de Notícias – Embrapa

Alimento para o gado ou bebida para as pessoas?

Apenas 17% da cevada produzida no mundo é usada para a fabricação da cerveja, o restante se torna ração para o gado. Essa situação pode gerar um conflito no futuro: com a escassez da cevada, o que deve ser priorizado? O alimento dos animais ou a bebida para as pessoas?

Em entrevista à BBC News Brasil, o economista Dabo Guan, professor de Economia das Mudanças Climáticas da Universidade de East Anglia, explicou que “o estudo não quer dizer que as pessoas vão beber mais cerveja hoje do que amanhã, tampouco que precisaremos nos adaptar para um novo consumo de cerveja. Na realidade, pretendemos alertar as pessoas, especialmente nos países desenvolvidos, que a segurança alimentar é importante – e que a mudança climática vai afetar seu dia a dia e sua qualidade de vida.”

 cerveja

Foto: Arquivo/Agência Brasil/Agência Brasil

Tem solução?

O pesquisador Nathan Mueller, professor do Departamento de Ciências da Terra da Universidade da Califórnia, afirma que a solução para evitar o colapso na produção da cerveja é: a conscientização ambiental. “Se conseguirmos diminuir nossas emissões de gases de efeito estufa e limitar a magnitude geral das mudanças climáticas, ajudaremos a evitar os piores cenários que simulamos nesta análise”, afirma Mueller.

*Com informações da BBC News Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *