Profissionais do HDM/IMIP fazem curso no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein (SP)

 

 

No final do mês de agosto, profissionais do Hospital Dom Malan, Petrolina (PE), participaram de uma capacitação em Urgências e Emergências Pediátricas para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu no Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo (SP).

curso2

O curso teve carga horária de 18h. Participaram as médicas pediatras, a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, e a diretora de assistência à saúde, Tatiana Cerqueira, além das enfermeiras, Priscylla Macedo e Sara Soares.

O objetivo da capacitação foi treinar habilidades técnicas e promover o raciocínio clínico necessário ao manejo de complicações nas urgências e emergências pediátricas. Além de praticar as habilidades comportamentais no atendimento, fortalecendo os princípios recomendados pelo SUS de igualdade e respeito.

O convite foi realizado pelo Ministério da Saúde (MS) e contou com a participação de médicos e enfermeiros de vários estados do Brasil. Com esta ação o Ministério da Saúde pretende apoiar equipes de instituições públicas em todo o país, na melhoria das práticas de atendimento ao paciente. O Centro de Simulação Realística Albert Einstein foi criado em parceria com o principal centro de simulação do mundo – o Chaim Sheba Medical Center de Tel Aviv, em Israel. Nesse ambiente é possível treinar profissionais e equipes em diferentes cenários, inclusive os mais raros e os de maior risco.

A atividade foi uma simulação realística, que é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade e que por meio de cenários replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade.

Segundo a médica, Angélica Guimarães, “essa simulação é o mais avançado método de treinamento em ambiente hospitalar, reproduz através de cenários clínicos experiências da vida real, tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente”, relata.

“Possibilita vivenciar situações de emergências de forma segura, garantindo o treinamento de práticas essenciais nos cuidados ao paciente quando nos deparamos com a mesma situação na vida real”, complementa.

Já a enfermeira, Sara Soares, relatou que “o curso foi maravilhoso e muito dinâmico com cenários de simulação realística em que nós temos a oportunidade de vivenciar situações de emergências pediátricas e discussões de casos para melhorar as habilidades e o conhecimento” afirmou. Para ela o curso foi de grande importância, pois vem colocando em prática o que foi passado e proporcionou uma nova abordagem de trabalho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *