Profissionais do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina participam de curso de Reanimação Pediátrica

 

 

Médicos, enfermeiros e residentes de pediatria e enfermagem do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina participaram, nos dias 18 e 19 de fevereiro, do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), promovido pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco em parceria com a unidade materno/infantil. A iniciativa oportunizou ao grupo de 25 profissionais o aprimoramento das habilidades no tratamento de emergências pediátricas, através da participação ativa em uma série de casos simulados de eventos cardíacos, respiratórios e de choque, que tiveram como objetivo reforçar conceitos importantes de ressuscitação pediátrica.

O curso teórico-prático, com a carga horária de 16h, abordou o reconhecimento de crianças e lactentes em risco de parada cardiorrespiratória; enfatizou as condutas médicas necessárias para a prevenção do evento; bem como buscou desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras na ressuscitação e estabilização inicial da criança em falência cardiorrespiratória.

Antes do curso, cada aluno recebeu um material didático para a preparação individual. Durante os dois dias de evento, o grupo participou ativamente das atividades teórico-práticas, tendo absorvido o conteúdo através de demonstrações, simulações e situações desafiadoras que simulavam a realidade da vida profissional. Para receber o certificado, todos passaram por uma prova teórica e prática.

Na avaliação da diretora de Ensino e Pesquisa do HDM/IMP, Angélica Guimarães, o evento foi um sucesso, visto que o último curso do tipo tinha sido oferecido há mais de 8 anos. “É claro que os profissionais são beneficiados com o curso, mas o usuário é quem realmente ganha, pois passa a contar com um serviço ainda mais qualificado e especializado. O ensino e a pesquisa fazem parte da cultura do IMIP e é da praxe do Dom Malan oferecer cursos e capacitações aos seus profissionais. Esse evento não é pontual. Ele faz parte de um programa continuado que nós temos. Inclusive em março iremos ofertar aos profissionais da casa o curso de Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do polo de treinamento do curso PALS da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Ana Maria Aldin, que esteve em Petrolina ministrando uma das estações teórico-práticas, o curso deixa como legado no Dom Malan a melhoria da assistência pediátrica ao paciente grave. “Através do estudo de casos realísticos das emergências, os profissionais conseguem melhorar suas habilidades e, consequentemente, o serviço prestado. Portanto, esse é um ganho enorme para o hospital”, conclui.

O próximo curso, citado pela diretora de Ensino e Pesquisa, está previsto para os dias 11 e 12 de março, e também tem como público alvo o corpo médico e de enfermagem, mas dessa vez da ginecologia e obstetrícia do HDM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *