Profissionais do ‘Mais Médicos’ chegam a Curaçá

 

 O Governo de Curaçá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de hoje (4), no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Domingos Rodrigues dos Santos, cerimônia de acolhimento e apresentação dos profissionais do Programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal, que atuarão juntos às Estratégias de Saúde da Família do Município.

 O Evento teve início à 9h com a apresentação da Coordenadora da Atenção Básica no Município, Larissa Araújo, que deu as boas vindas aos médicos cubanos Dario Paulino Garcia e Glades Tania Paulino Garcia, e apresentou alguns aspectos de Cuba e de Curaçá, promovendo e apresentou a estrutura em saúde do Município. Em seguida a Diretora de Vigilância em Saúde, Cecília Aguiar, expôs o quadro de profissionais em saúde, os agravos em saúde no Município, além dos motivos de óbitos, levantamento dos nascidos vivos, cobertura de vacinação e os procedimentos da Diretoria, sendo todos os registros feitos de janeiro a outubro desse ano. Depois foi a vez da Diretora do Hospital Dr. Jaime da Silveira Coelho, Andréa Torres, apresentar os serviços de saúde que são prestados à população por meio do Hospital, enfatizando as melhorias que foram alcançadas durante a atual Gestão. A Coordenadora do Caps, Rosa Amélia Rodrigues, falou sobre o atendimento dos pacientes no Centro, as rotinas de trabalho e orientação das famílias.

 A Secretária de Saúde, Tamiris Brandão, ressaltou que é um ganho para o Município receber mais profissionais da área da saúde. “É com grande prazer que a gente está recebendo mais dois médicos, atendendo 5 dias, manhã e tarde, por semana; para somar e trazer maior qualidade de assistência e saúde para a população”, ressaltou.  A Secretária informou ainda quais localidades serão atendidas pelos novos médicos. “Tania vai atuar na Unidade de Saúde da Família de Riacho Seco e Dario vai realizar atendimentos no Posto de Saúde das Agrovilas, que agora será transformado também em uma Unidade de Saúde da Família, tendo médico diariamente para melhor atendimento aos moradores”.

 Os médicos cubanos demonstraram alegria em poderem contribuir para o desenvolvimento da área de saúde de Curaçá. “Ainda não falo português muito bem, mas quero agradecer pela acolhida de todos. Estamos comprometidos a trabalhar com vocês e trazer melhorias nos indicadores de saúde desse lugar. Vamos fazer um bom trabalho aqui”, garantiu Dario. Tania revelou que sempre teve o desejo de conhecer o Brasil. “Esse país é muito belo. Desde pequena que tenho vontade de conhecer o Brasil e para mim tem sido maravilhoso. As pessoas são acolhedoras, alegres. Vamos nos empenhar para fazer o melhor. Também aprenderemos muito com vocês”.

Conforme informou a Secretária de Saúde, os novos profissionais começarão a atender a partir da próxima semana. No Evento, além da Equipe Municipal de Saúde, estiveram presentes o vereador Laerte Tanúrio e a Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, Walek Sandra Oliveira, que também é integrante do Conselho Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *