Projeto de Lei inclui Caminhada da Paz no calendário oficial do município de Juazeiro

 

 A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou a inclusão da Caminhada da Paz, promovida pela Diocese local, no calendário oficial do município. A proposta, de autoria do vereador Zé Carlos Medeiros (PV), marca o penúltimo sábado do mês de novembro como a data da atividade.

Segundo o vereador, o projeto foi discutido com o padre José Filipe Pulpayil, pároco da comunidade do Cosme e Damião, organizador da Caminhada que teve a sua primeira edição no ano de 2007. “Conversei com o sacerdote e ele que propôs essa data. O projeto desenvolvido pela Diocese é pregar a cultura da paz, do amor ao próximo, a não violência, fazendo com que a pessoas não só pensem na paz, mas também façam algo em favor dela”, comenta.

De acordo com o projeto, a inclusão da data no calendário se justifica pelo seu alcance e impacto social. “Não é só uma questão religiosa. Temos claro o conceito de laicidade do Estado, mas não podemos negar a importância social deste evento para a nossa cidade. A Caminhada reúne, anualmente, mais de 50 mil pessoas, segundo a coordenação. È um grande evento que atrai pessoas de todas as cidades do Vale. Mesmo que não sejam os objetivos principais, a Caminhada colabora com o desenvolvimento econômico e com o turismo”, esclarece Medeiros.

O parlamentar também destacou a parte social desenvolvida pela comunidade católica com o evento. “Fiquei muito feliz quando padre Filipe me relatou a experiência social dessa atividade como a fábrica de sabão ecológico Jubileu, que recolhe óleo de cozinha usado, uma escola de música para jovens e adultos, e um curso de computação para idosos”, conta.

Medeiros contou ainda que está em conversa com o grupo organizador de pastores da cidade para que possa colocar a ‘Marcha pra Jesus’ também no calendário oficial. “Temos que colaborar com todas as ações que favoreçam o bem, respeitando cada credo e ação. Nosso olhar é em favor da cultura da paz que só traz beneficio para nosso povo. Não é uma ação nossa, particular, estamos ouvindo os organizadores e eles que devem determinar; estamos colocando nosso mandato a serviço”, pontua.

7ª Caminhada da Paz

 Este ano, o evento acontecerá neste sábado, 23, em Juazeiro. A concentração se dará no Parque Lagoa de Calú a partir das 17h com a participação do Ministério Anjos de Maria e mais dez bandas católicas da região, que participaram da gravação do primeiro CD da juventude católica de Juazeiro, intitulado “Presente de Deus”. O lançamento oficial e a apresentação dos grupos deste projeto acontecerão durante o evento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *