Representantes da UPAE e do HDM participam da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolina

 
Representantes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, participaram nesta manhã (17) da abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que esse ano traz como tema o “Controle Social na Construção de um SUS de Qualidade para as Cidadãs e Cidadãos Petrolinenses”.
O evento foi aberto oficialmente pela secretária municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque, que enfatizou o importante momento de reconstrução da saúde de Petrolina, e pelo prefeito Miguel Coelho, que endossou: “a saúde é um desafio, pois os problemas foram sendo acumulados ao longo dos anos. Mas, nós estamos aqui reunidos para buscar novos caminhos e alternativas”.
E, justamente nessa perspectiva, os gestores da UPAE e HDM se fizeram presentes. “Fazemos parte de uma rede de saúde e não podemos ignorar os chamados para discutir os problemas que nos envolve. Se o município oferece uma saúde de melhor qualidade, por exemplo, os hospitais de maior complexidade passam a trabalhar com uma demanda menor e a atuar com mais qualidade. É o efeito dominó, só que positivo”, acredita o superintendente do Dom Malan, Etiel Lins.
A coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar (que esteve presente junto com o coordenador médico, Elson Marques), também defende a política em rede da saúde. “É uma engrenagem, onde se um para os outros tendem a ter dificuldades. Tudo tem que funcionar. Poder discutir a saúde em uma perspectiva macro é sempre muito importante, e acredito que daqui sairão boas propostas para melhoria da saúde pública de Petrolina”, ressaltou sobre o evento.
A 9ª Conferência Municipal de Saúde segue até amanhã (18) discutindo três eixos: Prevenção e promoção da saúde; Direito à saúde com integralidade e qualidade; e Acidentes (Vigilância no Cuidado à Vida).
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *