Rui diz que pode ser candidato a presidente e admite disputar prévias no PT

Foto: Reprodução / Instagram do governador

Pela primeira vez, o governador Rui Costa (PT) disse abertamente que pode ser candidato à presidência da República em 2022. A declaração foi dada em entrevista para a Revista Época.

 

O governador baiano, tido como uma das opções para a disputa pelo Palácio do Planalto, disse que o seu nome está à disposição do partido, que hoje tem Fernando Haddad como pré-candidato.

“Meu nome está à disposição. Mas repito que isso não é e não será transformado em um projeto pessoal no sentido de trabalhar, costurar. Sempre fiz política de forma coletiva, e não mudei essa forma de pensar e agir e não mudarei isso agora. Mas meu nome está à disposição. Independentemente de ser candidato ou não, quero contribuir com este debate nacional de conteúdo para derrotar o governo”, declarou o governador, que ainda foi além e admitiu que deve disputar as prévias do PT para escolher o candidato à presidência, fato que ocorreu uma única vez dentro da sigla, quando Eduardo Suplicy e Lula disputaram a vaga em 2002.

“Aí depende muito das circunstâncias. É algo para pensar e resolver no futuro. Já disse que não farei isso enquanto projeto individual, o que já ocorreu no PT (com Eduardo Suplicy contra Lula em 2002). Acredito que devemos fazer uma construção coletiva sem prévias, até porque a disputa seria extremamente dura. O PT vive ainda um momento difícil pelo massacre que sofreu e aos poucos vai reconstruindo sua imagem. A imagem do PT chegou muito desgastada a 2016, mas, neste ano, pelas pesquisas que acompanhamos nas eleições municipais, o PT já tinha recuperado sua imagem em boa parte dos municípios da Bahia, embora ainda não tenha voltado a seu melhor momento. Não sei se podemos ou devemos nos dar ao luxo de uma disputa interna”, afirmou.

Além de Rui Costa e Fernando Haddad, o ex-presidente Lula também é cotado para concorrer nas próximas eleições, caso tenha sua pena anulada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *