Secretário de educação de Uauá apresenta dados sobre ações na pasta

Jadison Oliveira
Jadison Oliveira

Thalita Bezerra/Ação Popular

O Secretário de Educação do município de Uauá, Jadison Oliveira, fez um balanço do tempo que se encontra a frente da Secretária. Ele relatou a nossa reportagem todas as conquistas alcançadas, méritos de uma equipe eficiente liderada pelo prefeito Olimpio Cardoso (PDT), que vem apoiando os projetos.

Ações realizadas

“Eu me sinto muito satisfeito com aquilo que a nossa equipe tem conseguindo produzir. Lamento a desestrutura que encontramos a secretaria, quando você pegar uma casa estruturada sem dúvida a condução dos trabalhos eles são muitos mais eficazes, quando agente pega uma casa desestrutura a dificuldade é maior para arrumar. Mais hoje enquanto secretário e fazendo parte da vida pública percebemos que muitas coisas não aconteceram no município por falta de compromisso, a exemplo, da construção da escola de Lagoa do Pires há mais de 8 anos, ela funciona em uma casa alugada, sabemos que o Governo Federal abre um leque de oportunidade para os municípios se programarem e planejarem o enviou de projetos necessários para resolver a vida educacional, em menos de um ano conseguimos se organizar e aprovar o projeto da escola com que contará com 6 salas bastante amplas, laboratório, auditório, cantina, entre outros. Será uma escola no modelo e paradigmas da revolução educacional”.

Creche, Quadras Poliesportivas e Ônibus Escolar

“Conseguimos aprovar um projeto com recursos em conta para a construção de creches escolas que contará com 12 salas. Uma obra que certamente saltará aos olhos dos munícipes de Uauá. Além disso, já estamos também com recursos para a construção de quadras poliesportivas na estrutura de ginásio, com arquibancada e vestuários para a comunidade de Sítio do Tomaz e por meio das nossas ações, projetos e planejamentos vamos adquirir 2 ônibus através do programa Caminho da Escola”

Projeto Diálogo em rede e Vestibulinho

“Projeto que trouxe pioneiramente para o município o curso pré-vestibular gratuito, atendemos aproximadamente 200 alunos, colocando em igualdade de concorrência com os alunos de escola particular para presta o Enem e os vestibulares públicos do nosso País. Uma novidade pedagógica também é o vestibulinho, projeto que faz o aluno entrar em contato com a metodologia da provinha Brasil”.

Reforma de escolas, merenda e transportes escolar

“Reformamos no município aproximadamente 20 unidades escolares. Além da reforma de qualidade, algumas escolas receberam salas, cantinas e banheiros. Com relação à merenda escolar atualmente a um acompanhamento nutricional, todas as escolas recebem em dia a merenda suficiente para os alunos matriculados. No que diz respeito ao transporte, todos os alunos estão assegurados, inclusive já estamos atentemos também os alunos do ensino técnico do município. Vale lembrar que toda linha de transporte passa mensalmente por uma revisão”.

Capacitação dos Professores

“Estamos fomentado os professores por meio de encontros pedagógicos com grandes nomes do nosso Brasil, a exemplo de Jorge Portugal, Julio Furtado – que está vindo agora em novembro e Sã Mitiba – grande nome da educação na área clinica e psiquiátrica. Temos também os projetos implementados pelo Governo Federal: o Progestão que coloca o nosso coordenador diante da possibilidade desenvolver cursos práticos gerir os recursos das escolas, regaste do ‘Mais educação’ onde as escolas vão receber de R$ 40 a R$ 60 mil para desenvolver o programa, estamos correndo atrás do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. São avanços e coisas pioneiras dentro do município.”

Repasse para área de educação

“Os valores tem uma diferenciação, entre os meses de janeiro, fevereiro, março e maior nós temos um recurso aquecido, a parti de junho os recursos começam a decrescer para se reorganizar no mês de outubro. Devido a essa diferença no repasse de recurso há sempre esses problemas, não apenas na folha de pagamentos, mas em outras despesas que são necessários para o andamento da educação”

Inadimplência do ex-gestor

“As dificuldades financeiras se geraram no município por conta da irresponsabilidade do ex-gestor Jorge Lobo, tivemos que assumir compromissos com o material escolar que não precisaria a secretaria está dispondo disso, pois existem uns recursos via o programa PDDE que poderia estar dando conta disso, como por inadimplência do ex – gestor nós não tivemos acesso a esse dinheiro, tivemos que gastar um pouco mais do que deveria e acaba comprometendo os projetos pensados para o nosso município”.

Reforma de escolas, merenda e transportes escolar

“Reformamos no município aproximadamente 20 unidades escolares. Além da reforma de qualidade, algumas escolas receberam salas, cantinas e banheiros. Com relação à merenda escolar atualmente a um acompanhamento nutricional, todas as escolas recebem em dia a merenda suficiente para os alunos matriculados. No que diz respeito ao transporte, todos os alunos estão assegurados, inclusive já estamos atendendo também os alunos do ensino técnico do município. Vale lembrar que toda linha de transporte passa mensalmente por uma revisão”.

Evasão escolar

“Não temos evasão escolar aqui no município, até porque trabalhamos com as políticas educacionais e sociais para manter os alunos nas escolas, nossas aulas são atrativas e não temos problemas com aulas vagas. Nossos professores estão cada vez mais motivados e isso fomenta o nosso trabalho”

Relacionamento com a categoria

“Houve uma paralisação por falta de diálogo, nós respeitamos a posição dela e hoje está tudo resolvido. Lamentavelmente os recursos do Fundef a partir do mês de junho começaram a decrescer e sem duvida isso reflete também entre outras estruturas da secretaria de educação do município e na folha de pagamento. Hoje nós temos uma folha de efetivo de aproximadamente 1 milhão e os recursos recebidos durante alguns meses foram muito abaixo de 1 milhão, então tivemos dificuldades de fazer o pagamento até o 5º dia útil, lamentamos ter que passar por esse tipo de situação que conseqüentemente resultou um atraso no pagamento dos professores e é claro que a categoria junto com o sindicato fizeram uma parada de advertência na qual eu fiz questão de está presente. Esperamos que os recursos do mês de outubro melhorem para que agente possa efetivar os pagamento dos servidores, especificamente da educação dentro das datas previstas”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *