Sedetur busca aproximar mercado local de multinacional alemã

O mercado interno juazeirense (fornecedores e mão-de-obra) precisa aproximar-se mais da Wobben Windpower, declarou essa semana o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Carlos Neiva. A aproximação implicará em qualificação de trabalhadores e conscientização do comércio local diante das oportunidades criadas pela multinacional.

“Esse contato é útil para que seja feito um levantamento das necessidades da Wobben e do que pode ser feito por Prefeitura, Sebrae, Sesi e Senai para suprir essas demandas e ao mesmo tempo preparar e fortalecer toda a cadeia produtiva em torno da indústria pesada”, explicou o secretário Carlos Neiva a Thomas Kraus, que é diretor da usina em Juazeiro.

A Wobben, do grupo alemão Enercon, instalou-se em março deste ano no Distrito Industrial de Juazeiro onde fabrica torres para energia eólica (produzida a partir do vento). Conforme Thomas Kraus, 220 funcionários trabalham atualmente na fabricação das torres de concreto, mas existe a possibilidade de novas contratações.

“A área de influência da indústria de aerogeradores atinge diversos setores produtivos, a exemplo de soldagem, peças mecânicas, serralheria, logística de transporte. A qualificação do mercado é vital nesse processo”, disse o gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, na visita à linha de montagem da torres, ao lado do secretário municipal e do executivo da Wobben.

Por Claus Oliveira/Sedetur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *