Sento Sé: Escolas da rede municipal estão em situação de alerta perante o Ideb

Da Redação

Segundo dados publicados pelo site Qedu.org.br. apontam dados nada agradáveis referente ao desenvolvimento de conhecimento dos alunos no município baiano de Sento Sé, que tem como prefeita, a senhora Ana Passos (PSD).Das  26 escolas pesquisadas entre 2017 e 2019, mostra que mais de 80 % das unidades não atingiram as metas estabelecidas e mais de 73% não cresceram nos índices.

Ainda segundo dados apresentados pelo site, o município de Sento Sé não vem batendo as metas. O IDEB GERAL ficou muito abaixo das metas previstas para o Ensino Fundamental nos anos iniciais e pior ainda nos anos finais. Das 26 unidades escolares pesquisadas estão em situação de alerta (VERMELHO) nos anos iniciais: Escola Municipal Professora Aurélia, Escola Núcleo D. Pedro I, Escola Núcleo José Freire dos Santos, Escola Municipal América Sento Sé Valverde (sede), Salas Avançadas: Dr. Jayro Sento Sé, Emilio Vieira Batista, João Cezário Pacheco, Plácido Martins Duarte.

As escolas que estão em situação de ALERTA (VERMELHO) anos finais: Colégio Municipal Custódio Sento Sé (Sede), Escola Núcleo D. Pedro I, Vereador Antonio Alves de Souza, Escola Luiz Antonio dos Reis (Piri).

Escolas em situação de atenção (AMARELO) ou seja, não cresceram nos índices e precisam melhorar a qualidade de ensino nos anos iniciais: Escola Municipal Cícero Borges (sede), Escola Municipal Revelação da Criança (sede), Escola Núcleo Maria Mafalda Ribeiro Palha (Brejo da Brásida), Escola Núcleo São Francisco (Quixaba), Escola Núcleo Ver. Luiz Antonio dos Reis (Piri), Grupo Escolar Antonio Balbino e Sala Avançada Prof. José Amaro Ferreira Borges (Itapera).

Escolas em situação de ATENÇÃO (AMARELO) e que precisam melhorar nos anos finais: Escola Núcleo 2 de Julho (Riacho dos Paes) e Escola Núcleo Maria Mafalda Ribeiro Palha (Brejo da Brásida).

O Colégio Municipal Custódio Sento Sé e a Escola Municipal Nova Canaã estão com índices ZERADO por falta de dados, segundo o portal QEdu.

O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual. Formado por dois componentes, o aprendizado em português e matemática e o fluxo escolar, o índice é verificado a cada dois anos e cada escola, município e estado conhecem o seu Ideb para poder compará-lo com as metas individuais que devem atingir até 2021. O objetivo é que, em conjunto, o país alcance o Ideb 6.0 para os anos iniciais do ensino fundamental. Outro dado revelado pelo Ideb é que de cada 100 alunos, 12 não foram aprovados na rede municipal de ensino.

Mais informações

Só em transferências feitas pelo Governo Federal pelo FUNDEB, o município de Sento Sé recebeu repasses líquidos em 2017 o valor total de R$ 25.045.728,78 (Vinte e cinco milhões, quarenta e cinco mil, setecentos e vinte e oito reais e setenta e oito centavos). Foi observado também que houve aumento nos gastos o que não está sendo refletido nos resultados do IDEB/INEP.

No Geral o município como um todo, não alcançou a meta estabelecida, ficou ABAIXO da meta. Na cidade, alguns formadores de opinião usam as redes sociais para ironizar o comportamento da administração municipal, tachando de ‘Suvinil’, isso porque a única ação que fez na educação foi pintar a maioria das escolas consideradas reformadas sem ampliação ou reforma adequada.

Com informações do comunicador e blogueiro Osiel Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *