Sobradinho se prepara para receber o Polo da Universidade Aberta do Brasil.

 

Sobradinho recebeu nesta terça-feira, 11,  a visita do coordenador de gestão pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UFMA e coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil, Reinaldo Portal, para firmar uma parceria com o município para abertura de um Polo da UAB em Sobradinho.

O Programa do governo federal busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação á distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.

Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.  Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância.

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade.

A visita técnica do coordenador, enviado pela Diretoria de Educação a distância – DED-CAPES, teve como objetivo passar orientações para a equipe de governo de Sobradinho sobre os requisitos para a criação do polo e viabilizar  o monitoramento in loco das condições físicas, de recursos humanos  e tecnológicos para receber ofertas dos cursos superiores à distância por Instituições públicas de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação.

“Estamos criando quatro polos na região e Sobradinho está dentro do nosso interesse por ter uma demanda significativa e reunir as condições necessárias para receber essa importante ferramenta que universaliza o conhecimento “, declarou Reinaldo Portal.

Estavam presentes na reunião o prefeito Luiz Vicente Berti, a Secretária de Educação Dulcilene Kestering, consultores de educação que atuam no município e assessores do coordenador.

“Através deste primeiro diálogo já vamos criar todas as condições necessárias para a implantação do polo da UAB no nosso município. As instalações da Escola Paulo Pacheco, onde funcionará o polo, serão adequadas seguindo as orientações do programa. Já estamos em entendimento com a Univasf para a criação dos cursos. Toda nossa equipe de governo está engajada e otimista de que, em breve, estaremos inaugurando este novo momento em Sobradinho. É um momento histórico e o resultado positivo vai potencializar os anseios da população local em relação à expansão da educação na nossa região”, garantiu Luiz Vicente Berti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.