Supremo cobra esclarecimentos sobre uso da cloroquina a ministério

Celso de Mello atendeu a pedido de trabalhadores em saúde contra medidas que desconsiderem orientações de especialistas

Redação
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou do Ministério da Saúde esclarecimentos sobre orientações dadas sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para combater o novo coronavírus. O magistrado atendeu a uma ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS).

O titular interino da pasta, Eduardo Pazuello, tem cinco dias para enviar as explicações. O despacho do magistrado data de terça-feira (30).

Na ação, os trabalhadores em Saúde pedem ao Supremo uma determinação impedindo que o governo federal adote medidas no enfrentamento da pandemia que contrariem as orientações científicas, técnicas e sanitárias. A CNTS requer também que as autoridades governamentais não recomendem a cloroquina ou a hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19 e suspendam contratos de fornecimento da substãncia.

“Essas medidas são fundamentais para garantir o direito à saúde, restabelecer o direito à informação, e assegurar que, no combate ao coronavírus, o Ministério da Saúde, o governo federal e os governos estaduais e municipais continuem pautando suas condutas pela ciência, pela medicina baseada em evidências, de forma que narrativas políticas não prejudiquem a população do país”, afirma a entidade. Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *