Teste: sua dor das nas costas pode ser espondilite anquilosante?

Um questionário com cinco perguntas ajuda a identificar se as dores nas costas podem ser sinal de uma doença mais grave. Faça o teste!

Estima-se que 80% das pessoas tenham ao menos uma crise de dor nas costas durante a vida. E, se na maioria das vezes o incômodo está ligado a mau jeito, noites maldormidas, sedentarismo e lesões, eventualmente sinaliza a espondilite anquilosante, uma inflamação autoimune que, sem tratamento, chega a comprometer a mobilidade. Mas, como saber se um simples desconforto é, na verdade, um problema crônico?

Para ajudar com essa dúvida, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) está divulgando um questionário com cinco perguntas. Ele será distribuído — junto a outras informações sobre a dor lombar persistente — em um evento de conscientização gratuito na cidade de São Paulo, nesta sexta-feira (13 de dezembro de 2019).

Caso você more em outra cidade ou não possa comparecer, fique tranquilo: nós disponibilizamos as questões abaixo. Se você responder “sim” em pelo menos quatro, a recomendação é conversar com um reumatologista para realizar uma avaliação detalhada. Confira:

1. Sua dor nas costas começou antes dos 40 anos de idade?

2. Sua dor nas costas aumentou com o tempo, gradualmente?

3. Sua dor nas costas diminui com exercícios físicos?

4. Você sente que dormir não melhora sua dor nas costas?

5. Você sofre de dor nas costas durante a noite e percebe que melhora após levantar?

A ação será feita em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a biofarmacêutica AbbVie. Os profissionais da SBR ficarão de plantão das 10 às 16 horas, em frente à sede da Fiesp. O prédio se encontra na Avenida Paulista, numero 1313.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *