Uauá: Coligação ‘Juntos Somos Fortes, Unidos Venceremos’ ajuíza ação contra pesquisa

Ação Popular (AP)

A coligação ‘Juntos Somos Fortes, Unidos Venceremos (PP / PDT / PT / PTN / PSB), entrou com ação na Justiça Eleitoral contra uma pesquisa divulgada pelo Blog de Carlos Britto no dia 19 de agosto, a qual foi realizada pelo Instituto de pesquisa Multipla com endereço no município de Arcoverde, Pernambuco. De acordo com a representação, a beneficiada pela pesquisa foi a Coligação “A mudança é agora”, formada pelos partidos: PC do B, PSL, PSC, PSD e PTB.

Fórum de Uauá

Segundo a peça do processo, em consulta rotineira ao site do TRE/BA, a representante descobriu que na data de 13/08/2016, a 1ª representada protocolou pedido de registro de pesquisa sob nº BA-07542/2016, encomendada pela segunda representada, contudo, no Edital, não indicou qual o município abrangido pela pesquisa, além de outras omissões.

A peça do processo diz ainda que há inúmeras irregularidades na pesquisa, de omissões de informações de ordem legal, ao desejo escancarado de induzir o eleitor ao erro, mormente para favorecer o candidato favorito Lindomar de Abreu Dantas o que evidencia abuso, em razão à escancarada preferência ao referido candidato.

Por outro lado, na denúncia consta que em um total de 220 pessoas entrevistadas não tem condições de, estatisticamente, representar um universo de 21.087 eleitores (dados do TRE-BA), vez que representa apenas 1,04%, valor bem abaixo do necessário para caracterizar a representatividade.

Ainda sim, a peça do processo diz que “foram entrevistados eleitores apenas nas localidades que o candidato beneficiado tinha interesse, além de que, os entrevistadores compareceram ao município de Uauá, já sabendo a quem deveriam entrevistar, em clássico jogo de ‘cartas marcadas’, exemplo disso, tem-se que uma das entrevistadoras dirigiu-se diretamente a casa de José Bidou Cardoso, para entrevistá-lo, momento em que, encontravam-se na porta de sua residência a Sra. Josélia Alves da Silva Guimarães em companhia das Sra. Marineide Espinola Canário, tendo a primeira questionado se não deveria ser entrevistada, recebeu a informação de que a sua faixa etária não se adequava, eis que estavam ali apenas para pesquisar na faixa de 16 anos de idade. Ressalte-se que José Bidou Cardoso é pai de Fabricio Oliveira Cardoso, um dos financistas da campanha dos Terceiro e Quarto representados, através de ‘caixa 2’”.

Nas arguições do processo destaca ainda que: “a pesquisa foi encomendada pelo “cacique regional” do PCdoB, que se auto intitula “coronel”, em verdadeira alusão ao “coronel Saruê” da novela da Globo, “Velho Chico”, principal financista da campanha do terceiro e quarto representados, Sr. Isaac Carvalho, Prefeito de Juazeiro/BA, que usa, para atingir seus objetivos escusos, sempre através de pagamentos com “caixa 2”, diversos “cabos eleitorais” e empresas “amigas”, como é o caso do Blog CARLOS BRITO, divulgador da pesquisa forjada, que é do mesmo proprietário da segunda representada”.

Por fim, a peça do processo diz que “não há em qualquer região do País, empresa de pesquisa que realize um trabalho decente, com responsabilidade e lisura, pelo “mísero” valor de R$ 4 mil, o que demonstra, de forma inequívoca, tratar-se de pesquisa forjada, sem qualquer prova de idoneidade. Talvez, por isso, seja tal instituto, um total desconhecido na Bahia e demais regiões do País”.

Fica aqui o espaço reservado para que as pessoas citadas possam se manifestar.

Veja a cópia de Petição que foi ajuizada abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B38nGEfK1xKuNkpPbGtZTkU1ajA/view?usp=sharing

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *