Uauá participará com destaque da Conferência Territorial de Cultura

Pedro Peixinho
Pedro Peixinho

Da Redação

Juazeiro se prepara para sediar a Conferência Territorial de Cultura, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto, com participação dos municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco, que já realizaram suas Conferências Municipais, dos 10 municípios do território dois deixaram de fazer a municipal Sento Sé e Pilão Arcado. Entre as realizadas a de Uauá chamou atenção pela sua organização e participação popular.

Diante disso, a expectativa dos delegados de Uauá é grande, como conta o Assessor Especial de Cultura do município Pedro Peixinho. “Vamos com os delegados para abertura dia 24, sábado, e participação dessa conferência. Saliento que Uauá tem uma participação maior de delegados e temos condições de sermos o centro de atenções, porque Uauá, modéstia a parte, é um grande celeiro de artista, de arte e de cultura”, a realização da conferência municipal corrobora a declaração de Peixinho.

“Iremos apresentar na Conferência, de imediato, que a gente tem que criar os instrumentos necessários para que esse Projeto Cultural dê certo. A cultura em Uauá não acontecia, as coisas estavam emperradas. Queremos jogar cultura na praça, nos bairros, na zona rural. Pretendemos a aquisição de um ônibus adaptado pra apresentações cultural, com palco, com som, equipamento de cinema, música e teatro. Despertar a vocação cultural e artística de nosso povo. Temos raízes culturais profundas: Canudos, Antonio Conselheiro, o Cangaço, Lampião, Rodas de São Gonçalo, Reizado, Bandas de Pífanos, uma infinidade de coisas”.

Peixinho, que é Coordenador Geral da comissão organizadora da, exitosa, II Conferência Municipal de Cultura em Uauá diz que para começar os trabalhos é preciso fazer um grande diagnóstico artístico, cultural, artesanal de todo município. “Após isso focar em projetos”.

No sábado (24) a Conferência Territorial de Cultura, terá apresentação do Balé Folclórico da Bahia em sua abertura. A Conferência Estadual deve acontecer em Alagoinhas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *