Uma lágrima para Enio Mainardi, vítima do Covid-19

Do Globo 

Publicitário, jornalista e escritor, Enio Mainardi morreu neste sábado, aos 85 anos, em decorrência da Covid-19. A morte foi confirmada no site “O Antagonista” pelo filho Diogo Mainardi, um de seus fundadores. Ênio também era pai do cineasta Vinícius Mainardi.

Ao dar a notícia, Diogo escreveu no “Antagonista”: “Enio Mainardi, meu pai, morreu neste sábado. Ele estava internado com Covid-19. Nosso último encontro foi em 26 de abril de 2019. Viajei a São Paulo com meu filho mais velho e deixei-o na casa de meu pai. Eles gravaram um vídeo juntos. É assim que vou recordá-lo — com esse amor exuberante”.

Enio foi considerado um dos grandes nomes da publicidade nacional. Ele criou, na década de 1970, a agência de publicidade Proeme, responsável por campanhas até hoje lembradas para marcas como Tostines, Bonzo, Cica, Óleo Lisa e Smirnoff.

Enio nasceu em Pindorama (SP), no dia 24 de maio de 1935. Cursou até o 2º ano da Faculdade de Direito da Universidade de São Pauolo. Como jornalista, iniciou a carreira no extinto Correio Paulistano. Na década de 1960, começou a trabalhar com publicidade, inicalmente como redator na Norton Propaganda.

Em 1963, passou a trabalhar na Proeme, onde também foi presidente. Em 1989, fundou e presidiu a Mainardi Propaganda Ltda, vendida em 1999 para Roberto Justus, e que posteriormente passou a fazer parte do Grupo NewcommBates. Ali, Mainardi continuou a integrar a equipe de planejamento estratégico de comunicação e marketing.

Entre prosa e poesia escreveu “Nenhuma poesia é inocente” (2007), “O moedor” (2013) e “Nix” (2014).

Considerado uma referência entre os conservadores brasileiros, Enio se mantinha ativo no Twitter. Uma das vozes críticas contra os governos de PT, o escritor recentemente utilizou seu perfil para questionar também o PSDB, o STF e o youtuber Felipe Neto.

Políticos como os deputados federais Joice Hasselman, Jorge Kajuru e Carla Zambelli lamentaram a morte nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *