Vasconcelos não é mais juiz responsável pela execução de penas do mensalão

O juiz Ademar Silva de Vasconcelos, titular da Vara de Execuções Penais (VEP), não é mais o responsável pexa execução das penas da Ação 470, o mensalão.

Ele foi susbstitudo por Bruno André Silva Ribeiro. Na última quinta-feira (21/11), um grupo de juizes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) teria ido ao Supremo Tribunal Federal (STF) e comunicado a assessores do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, sobre a intenção de substituir Vasconcelos.

Parte dos juizes estaria insatisfeito com a forma como Ademar Vasconcelos vinha conduzindo as decisões relativas aos 11 presos do proceso do mensalão.

 

Desde a última sexta-feira (22/11), todas as decisões relativas ao mensalão estão sob a responsadlide de Bruno Ribeiro, que também é intergrante da VEP. Dois fatos teriam aumentado a insatisfação de Barbosa em relação à forma como Vasconcelos conduzia o caso. O primeiro seriam contradições relacionadas ao estado de saude do ex-presidente do PT, José Genoino, e o segundo fator uma entreivsta que o petista concedeu ainda na Papuda a revista IstoÉ.

Conforme o Correio/Diario havia antecipado, o relacionamento entre Barbosa e Ademar de Vasconcelos, era conturbado e havia forte pressão sob o titular da VEP. A ponto de ser avaliada a possibilidade de afastamento do magistrado do processo ou até a remoção para outra vara do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF).

Barbosa teria dito a pessoas próximas que o juiz está atrapalhando o andamento dos trabalhos de conclusão da Ação Penal 470 e chegou mesmo a criticar o tamanho da vaidade de Ademar. O juiz, por sua vez, tem reclamado de que o presidente do STF estaria usurpando a sua competência para definir o dia a dia dos presos no complexo da Papuda.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *