Veja as escolas premiadas pelo IDEB

 
Gestores, professores e estudantes serão recebidos pelo governador Paulo Câmara nesta terça-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas
sala de aula basica

Escolas, gestores, professores e estudantes da rede estadual recebem prêmio nesta terça-feira por se destacarem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano de 2015. Entre os premiados estão seis municípios, dez escolas e três Gerências Regionais de Educação (GRE). A solenidade de premiação acontece agora no Pálacio do Campo das Princesas, no Recife. As escolas e alunos tiveram destaque os melhores resultados no Idepe nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Os municípios, receberão certificados os três que mais se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e os três melhores colocados nos anos finais do Ensino Fundamental. Para as escolas, serão certificadas as três com melhores índices nos anos finais do ensino fundamental e as três melhores no Ensino Médio. Para as GRE, serão premiadas as três com melhor colocação no ensino médio.

Entre as escola que obtiveram melhores notas estão: a Escola de Aplicação do Recife (7,96), Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata (6,55), Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns, no Agreste (6,37), Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, no Sertão (6,25) e Escola Dario Gomes de Lima, em Flores, no Sertão (5,94). Já nos anos finais do Ensino Médio, a Escola de Referência de Ensino Médio (Erem) Abílio de Souza Barbosa, em Orobó, no Agreste (7,98), Escola Dario Gomes de Lima, em Flores, no Sertão (7,20), Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar, em Orobó, no Agreste (6,98), Escola de Aplicação do Recife (6,92), e Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns, no Agreste (6,22).

Já os municípios que se destacaram nos anos inciais do Ensino Fundamental foram Jucati, no Agreste (7,22), Jupi, no Agreste (6,57) e Tuparetama, no Sertão (6,08). Já nos anos finais, a cidade de Barra de Guabiraba, no Agreste (5,19) ficou em primeiro lugar, seguido de empate dos municípios de Brejinho e Triunfo, ambos no Sertão (4,90).  Entre as gerências premiadas estão a GRE do Vale do Capibaribe (4,80), do Serão do Alto do Pajeú (4,51) e do Sertão do Submédio São Francisco (4,43).

Realizado anualmente, o ranking do Idepe acompanha o desempenho da educação pública em Pernambuco e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (Ideb). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio. O índice usa a mesma metodologia aplicado ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básicam (Ideb), que é feito em dois em dois anos. Também são utilizados dados do Sistema Avaliação Educacional Pernambuco (Saepe) e do Censo.

Segundo a avaliação deste ano, o Idepe obteve resultado semelhante ao do Ideb, seguindo a mesma linha. Em 2007, o Ideb do Ensino Médio da rede estadual teve índice de 2,7, já no ano passado, alcançou 3,9. Ou seja, deu igual ao Ideb, e vem aumentando. O Ideb também revelou que a diferença entre a rede privada e a rede estadual é de apenas 1 ponto. Enquanto a rede estadual obteve 3,9 e a privada conseguiu 4,9. Já o Idepe em 2008, teve um índice de 2,6 e, em 2015, 3,9, igual ao Ideb.

RESUMO DOS PREMIADOS

Municípios
Anos inciais do Ensino Fundamental

1º lugar: Jucati – 7,22
2º lugar: Jupi – 6,57
3º lugar: Tuparetama – 6,08

Anos finais do Ensino Fundamental
1º lugar: Barra de Guabiraba, no Agreste – 5,19
2º lugar: Empate entre Brejinho e Triunfo, no Sertão – 4,90

Escolas

Anos finais do Ensino Fundamental
1º lugar: Escola de Aplicação do Recife – 7,96
2º lugar: Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata, na Mata Norte – 6,55
3º lugar: Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns, no Agreste – 6,37
4º lugar: Escola Tomé Francisco da Silva – Quixaba, Sertão – 6,25
5º lugar: Escola Dario Gomes de Lima – Flores, no Sertão – 5,94

Ano final do Ensino Médio
1º lugar: Erem Abílio de Souza Barbosa – Orobó, no Agreste – 7,98
2º lugar: Escola Dario Gomes de Lima – Flores, no Sertão – 7,20
3º lugar: Escola Professor Antônio Pedro de Aguair – Orobó, no Agreste – 6,98
4º lugar: Escola de Aplicação do Recife – 6,92
5º lugar: Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns, no Agreste – 6,22

Gerências Regionais de Educação
Ensino Médio
1º lugar: GRE do Vale do Capibaribe – 4,80
2º lugar: GRE do Sertão ao Alto Pajeú – 4,51
3º lugar: GRE do Sertão do Submédio São Francisco – 4,43

 

Com informações da repórter Marcionila Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *