Velho Chico tem previsão de boas chuvas

A previsão meteorológica para a Bacia Hidrográfica do São Francisco é de boas chuvas neste período úmido, que começou em novembro deste ano e segue até abril de 2021. Com isso, o Nordeste fica na expectativa de que sua maior barragem, a de Sobradinho, na Bahia, possa acumular volume de água similar a este ano, quando alcançou 94% de seu volume útil.

O diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin informou que o Reservatório de Sobradinho está com 54% de sua capacidade, o que é considerado bom para aguardar as próximas chuvas. “Bem diferente da situação de 2015, quando chegamos a 1% nesta época”, disse.
Ele destacou a extrema segurança da barragem de Sobradinho, atestada inclusive por órgãos externos, que está preparada para o período chuvoso. “Estamos fazendo a operação de Sobradinho com plena segurança”, disse Franklin.
O diretor explicou que a vazão atual a partir do Reservatório de Sobradinho é de 2.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) e neste fim de semana, (28/11), vai ficar mais baixa, com 1.700 m³/s – este mês de novembro, já chegou a ser 2.900 m³/s. “O Nordeste está atualmente exportando energia elétrica para as regiões Sul e Sudeste. Como a geração eólica da Região está bastante positiva, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pode tomar essa decisão de reduzir a produção de energia pelas hidrelétricas”, explicou.
João Henrique Franklin acrescentou que a situação, entretanto, é variável e poderá haver novo aumento de vazão dentro dos patamares operativos regulares. “Passamos muitos anos com o rio seco, agora o Rio São Francisco está reocupando sua calha”.
O diretor afirmou que a situação do Nordeste, com água em Sobradinho e possibilidades de chuvas na Bacia Hidrográfica do São Francisco é extremamente positiva e motivo de orgulho para os nordestinos poderem contribuir, significativamente, para o abastecimento energético do País.
Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *