Vereador Allan Jones apresenta propostas para melhoria da saúde em Juazeiro

Da Redação

O vereador de oposição, Allan Jones (PTC) ocupou a tribuna da Câmara de Juazeiro nesta terça-feira (08) para apresentar propostas para que possam ajudar a administração municipal a resolver determinados problemas causados à população na área de saúde. “Apresentei algumas indicações e  resolvi fazer algumas sugestões à serem realizadas na atenção básica ou na atenção primária de nosso município porque com a realização dessas ações, acredito que a saúde de nosso município possa melhorar”, destacou.

Durante sua explanação, Allan sugeriu  ao prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) qualificar os profissionais dos hospitais municipais no primeiro tratamento em trauma. “Isso porque   um dos gargalos é o atendimentos na área de traumatologia. Juazeiro resolveu há dois meses retirar  este tipo de atendimento de pequena e média complexidade da UPA transferindo para o Hospital SOTE por meio do Instituto Viver, só que a noite, a partir das 20 horas,  os profissionais que vão receber  os pacientes politraumatizados, continuarão sendo os colegas médicos  da UPA de nossa cidade, e como eu sou há mais de seis anos profissional médico do município, nunca vi a gestão municipal oferecer um curso para capacitar  os clinico para receber esses pacientes”, sugeriu.

O vereador foi categórico quando afirmou que não aceitou o plano de redimensionamento destacado pela administração municipal. “Eu não concordo porque esses procedimentos partiram com modificações na própria UPA do município devido a redução do corpo clínico e por meio da transferências do serviço de pediatria de urgência e emergência para a mesma casa, junto a serviço de psiquiatria.Estas medicas que foram tomadas não irão melhorar a saúde de nosso município”.

Allan presentou uma outra proposta. “Uma outra indicação é com relação    a implementações da hipertensão arterial sistêmica. Caso o município realize ações efetivas  na educação reduzindo, prevenindo a quantidade de pacientes  que são acometidos por hipertensão arterial sistêmica, orientando em dietas balanceadas, ao não uso do tabagismo, realização de atividades físicas, sendo que com isso se pode reduzir    a incidência de pacientes com hipertensão em nosso município. E ainda com isso, vai reduzir o números de infartos, AVC, casos de trombose, pois aí sim acredito numa ação de requalificação e redimensionamento efetivo  em nosso município”.

Na terceira indicação, o vereador Allan Jones afirmou que apresentou quatorze indicações e que apresentará todas elas com o passar do tempo.  “É bom o município reestruturar o serviço de traumato ortopedia no Hospital Regional de Juazeiro junto a secretaria de saúde do Estado da Bahia. Quando o estado resolveu acabar com o convênio com o Hospital SOTE  não houve criação de leito para traumato ortopedia no Hospital Regional, pois simplesmente houve a redução de algumas alas  que foram substituídas por leitos. Fica aqui o meu apelo para que haja um acordo cujo objetivo seja a criação de leitos de ortopedia e traumatologia para receber pacientes politraumatizados que não são poucos,” concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *