Vereador Lourival Quirino pede ações para os bairros Santo Antônio e Angary. Ele se mostrou preocupado com as condições da orla

Da Redação

O vereador Lourival Quirino (PCdoB) esteve nesta sexta-feira (26) enfrentando uma grande maratona de compromissos em sua agenda.  Logo no início do dia esteve com o secretário de Serviços Públicos (Sesp), Charles Leal para tratar de assuntos sobre os serviços de limpeza e poda em logradouros públicos nos bairros Santo Antônio e Angary. Logo depois, o edil esteve  no 9º Grupamento de Bombeiros Militar para tratar da implantação do projeto Guarda Vidas Civil.

“A conversa com o secretário Charles Leal foi referente as demandas dos bairros Santo Antonio e Angary. Um dos pontos foi sobre as praças que se encontram abandonadas, e assim, ele me garantiu que irá fazer na próxima semana um mutirão nos dois bairros com serviços de poda, capina, quer dizer, uma limpeza geral”, informou o vereador Lourival.

Pessoas da comunidade estão implorando colocando avisos na grade de proteção do posto de saúde pedindo para que não joguem lixo na calçada

Outro assuntos abordado por Lourival Quirino foi sobre um terreno baldio, localizado na frente do três prédios do bairro Angary, onde pessoas de outros bairro despejam entulho, lixo, animais mortos, deixando o local exalando mal cheiro. “Uma reunião já está sendo programada com o presidente da associação de moradores do bairro, e outras pessoas, onde será discutido um projeto para que os próprios moradores possam usar aquele espaço como área de lazer. O objetivo é evitar que o local continue sendo um deposito de lixo”, informou.

Na frente do posto de saúde do bairro, pessoas estranhas aproveitam o vazio da madrugada para lançar sacos com  lixo.  “São pessoas de outros bairros, usando de seus veículos, aproveitam do momento para fazerem isso. O pessoal da limpeza da prefeitura já removeu por algumas vezes toda a sujeira das calçadas da avenida Carmela Dutra até do terreno baldio na frente das três torres. O que falta é educação das pessoas, porque se limpa hoje, amanhã amanhece os lugares estão sujos”, lamentou. “Mesmo assim, o secretário nos prometeu tomar providências”.

Problema antigos

O bairro Angary fica no centro da cidade, há mais de 20 anos foi executado pela administração do ex-prefeito Joseph Bandeira (SD) um projeto desordenado de plantação de mudas, o que ocasionou com o passar do tempo, um grande problema para os moradores e comerciantes da orla 1. Hoje, moradores e apreciadores do rio São Francisco – em quase toda a extensão da orla – quase não se ver mais o espelho d’água, muitas famílias desapareceram dos bares e pizzarias, acabou o movimento de pessoas e turistas se debruçando no cais para ver o nascer da lua, o momento em que o sol aparece no horizonte, ou de sentir a brisa do próprio rio.  Uma floresta urbana foi criada, que serve apenas juntar foras da lei, usuários de drogas, moradores de ruas, e ainda sanitário e motel público.

Ainda durante os anos de 2019 e 2020, a reportagem do AP denunciou a insanidade da administração do então prefeito Paulo Bomfim (PT) referente à outro projeto de plantação de mudas que foi executado. Este último se estendeu da Marinha [orla 2] até o Angary através do projeto de revitalização da orla, com isso, nos próximos anos, o único centro atrativo de lazer do centro da cidade poderá desaparecer, caso a administração da prefeita Suzana Ramos (PSDB) não tome providências urgentes.

“Na reunião discutiremos também sobre este grave problema que vem afugentando os moradores do Angary e da orla, comerciantes e a população. Muitas pessoas que faziam caminhada na ciclovia, ou que levavam seus filhos para o parque, terminaram deixando o local temendo algo. É necessário que se faça primeiro uma limpeza, que se coloque um sistema de iluminação em led adequado para se evitar roubo, e ainda assim, colocar câmeras com uma equipe de guardas para que o único local de lazer do centro da cidade não se transforme em uma cracolândia com o passar dos anos. Mas primeiro temos que fazer um serviço de poda adequado, e para isso é necessário o apoio dos órgãos ambientais”, propôs o vereador Lourival Quirino.

Mais trabalho  

Ainda no decorrer do dia, o vereador Lourival Quirino visitou o 9º Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente Coronel,  Tarcísio Ribeiro do Vale. “Durante agenda com comandante, tratamos sobre a implantação de um projeto que meu saudoso pai, Jason, sempre sonhou em ver realizado que é   o Projeto Guarda Vidas Civil. O Coronel Tarcísio e o Capitão Vagner se mostraram interessados na implantação deste importante projeto para nosso município”, informou Quirino.

De acordo o projeto, o município contrata de dez a doze profissionais para realizar trabalhos de parceria com o Corpo de Bombeiros e a Marinha, cujo objetivo é oferecer melhor segurança aos banhistas. “Em época de verão algumas pessoas terminam perdendo suas vidas por não conhecerem os lugares, e assim também, por conta da falta de segurança. São vários os ponto de banho: as ilhas do Rodeadouro, Nossa Senhora, do Fogo, na Prainha, próximo a Marinha e o Nego D’Água. Então é necessário mais homens para ajudar na segurança das pessoas”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *