Zó apoia protesto dos produtores da adutora

 

Durante a abertura oficial do 8º Festival do Umbu, realizado em Uauá no final de semana, cerca de 50  produtores  da Adutora Caraíba protestaram com faixas e camisas. A ação foi devido ao reajuste na conta de água e ao possível encerramento das atividades da empresa de mineração, atualmente, responsável pelo fornecimento de água.

Protesto dos produtores da adutora
Protesto dos produtores da adutora

Aproximadamente  100 mil pessoas de várias cidades da região  estão em estado de alerta. A água, proveniente da adutora, abastece comunidades inteiras e além de ser utilizada na agricultura irrigada, também serve para o consumo animal.

Reunião com representantes dos produtores e secretários do estado
Reunião com representantes dos produtores e secretários do estado

Na oportunidade, o deputado estadual Zó (PCdoB) que já vem acompanhando a situação desses municípios, chamou a atenção dos secretários do estado e pediu ajuda para resolver o impasse. “Conheço o trabalho e a competência de todos e do governo da Bahia. Esses produtores precisam de ajuda e nós temos que encontrar uma solução viável e rápida”, afirmou Zó.

Segundo informações do vereador de Juazeiro, Agnaldo Meira (PCdoB), quase 1000 produtores correm o risco de suspender as atividades agrícolas. “São culturas que não podem ficar sem água. Parar o abastecimento é colocar em risco também o fornecimento de frutas na região e o emprego de várias pessoas”, avaliou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do estado, Eugênio Spengler, apesar dele não ser o responsável direto neste caso, iria se empenhar para resolver. Ele também  se comprometeu a levar as informações ao governador e aos órgãos responsáveis.

Encaminhamentos

No próximo dia 18 haverá uma audiência púbica em Juazeiro com a presença de vários deputados, secretários e da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A ação é para agilizar formas para  sanar o problema.

Nina Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *