Vereador Domingão relata graves problemas na saúde e pede tratamento de urgência para quem tem sede no Salitre

Da Redação do AP

O vereador Domingão do Alto da Aliança (PRTB) esteve visitando à Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade de Lagoa, Salitre, no dia de ontem (27). Há alguns dias, o edil recebeu reclamações de que pessoas estavam dormindo na fila para conseguir uma ficha. Ainda durante visita, o edil constatou graves problemas a exemplo da falta de estrutura, pacientes há mais de ano esperando para fazer exames, dentre outras coisas. Ele ainda constatou casos de famílias que estão passando em suas casas

“Fomos bem recebidos pela recepcionista Ana Clecia e pela dentista Eugênia Cavalcante. A UBS atende as localidades de Arizona, Sabiá 01, Alto da Pedra, Boca da Barra, Sabiá 02, Alagadiço, Rodeadouro, Lagoa, e outras localidades”, informou o vereador.

Ele argumentou ainda que chegou a conversar com algumas pessoas que reclamaram por haver  apenas um médico para atender tantas demandas. “As pessoas  disseram também que o médico faz além do que pode, mas a situação do local é depreciativa por não ter acomodações adequadas a exemplo de não uma cadeira para a recepcionista trabalhar, o local não tem coordenadora e ainda não dispõe de ambulância”, listou. Ele ressaltou ainda que o dentista ficou satisfeito com a vossa presença no local, isso porque nunca um vereador esteve visitando as instalações.

Descaso e abandono na UBS do bairro Palmares. Em outro lugares do município, a exemplo do Novo Encontro, a situação é a mesma

Ainda preocupado com os descasos que estão ocorrendo na saúde colocando em risco a vida de pessoas, o vereador Domingão do Alto da Aliança aproveitou para visitar a UBS do bairro Palmares que se encontrada fechada há mais de um ano. De acordo informações dos próprios moradores, a Unidade Básica foi fechada para reforma, o local foi abandonado pela prefeitura e hoje serve de ponto de drogas, prostíbulo e de coito para marginais, provocando assim, medo e preocupação aos moradores do bairro.

Da tribuna da Câmara, Domingão abordou ainda a falta de água em comunidades do Salitre. “Estivemos visitando algumas comunidades do Salitre e constatamos que na Barra do Umbuzeiro, e nas fazendas Santana, Campestre e Santa Teresa as famílias estão com mais de dois meses que não recebem o precioso liquido. De acordo informações da administração, o município dispõe de onze caminhões, mas que os mesmos não tem condições de atender todas as localidades, mas o que não pode são as famílias ficarem passando sede e necessidades em suas casas”, lamentou o vereador.

Domingão confessou ainda que comunidades estão recebendo água do vizinho município de Sobradinho devido a falta de atenção da administração municipal de Juazeiro. “Isso é uma vergonha, a Prefeitura de Sobradinho teve que doar dois caminhões com água para a região da Santana, que faz parte do município de Juazeiro. Na Barra do Umbuzeiro tem mais de sete cisternas secas, sendo que algumas já começaram a rachar. Quero lembrar que quando a coisa está boa todo mundo diz que é o pai da criança, mas quando a coisa está ruim dizem que a responsabilidade é do governo federal, mas vejo que a responsabilidade é de nossos governantes do município e que algo de urgência tem que ser feito”.

Ainda da tribuna, ele voltou a falar sobre a situação de agonia que está acontecendo na comunidade de Lagoa do Salitre. “Na visita encontramos com médico, dentista e outras pessoas. O médico sozinho não está tendo condições de atender as demandas de várias famílias, incluindo de outros lugares que são atendidas naquela unidade”. O vereador afirmou sobre o vexame que os pacientes estão passando. “Tem pacientes que solicitaram há mais de ano o exame de hemograma e não foram atendidos até hoje, e ainda assim não tem previsão de quando”. Se mostrando indignado, ele aproveitou da oportunidade para mandar uma indireta para alguns colegas que não cansam de ocupar à tribuna para fazerem exaltações à administração do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) na área de saúde. ” Agora tem gente que chega aqui dizendo que a saúde está bem, e não vai bem coisa nenhuma. Os funcionários estão indo de carro próprio porque o município não disponibiliza alegando que estão quebrados. A situação é tão braba que nem uma cadeira para o atendente tem na unidade de Lagoa tem para atender os pacientes, ela é obrigada a ficar de pé durante todo o dia”, disparou. Outro fato abordado por Domingão foi com relação as péssimas condições da Casa de Apoio de Juazeiro, localizada na capital baiana. “A situação por lá não anda nada boa”.

Ele concluiu destacando sobre a sua postura por não ter votado nos dois últimos projetos apresentados pelo executivo na Câmara. “Não votei aqui nos últimos dois projetos porque queriam empurrar de goela abaixo, e na goela de Domingão ninguém consegue. A gente tem que votar no que é bom para a sociedade. Este vereador foi eleito pelo povo e está dando resposta à sociedade de Juazeiro”.

Galeria de fotos

Em Juazeiro, no bairro Palmares a UBS se transformou em um antro para marginais devido ao abandono
Moradores vivem assustados com o descaso no Palmares
No Salitre, a situação é desoladora na Posto de saúde na comunidade de Lagoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *